Intercâmbio com a Prefeitura de Natal (RN) PDF Imprimir E-mail

Dirigentes do governo da capital do Rio Grande do Norte visitam Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle para conhecer sistema E-Cidade

e-cidade

A Prefeitura de Niterói recebeu nesta quinta-feira (05.06) dirigentes municipais de Natal (RN) que vieram para estudar a forma de implantação do sistema integrado municipal, o e-cidade. Os dez visitantes da capital do Rio Grande do Norte foram recebidos na Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (SEPLAG). Dentre eles, profissionais das áreas de Saúde, Educação, Orçamento, Contabilidade e Tecnologia da Informação a fim de aproveitarem as melhores práticas de gestão.

Segundo o natalense Afonso Leirias Junior, diretor de sistemas da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação, uma das grandes motivações da troca de experiências é a similaridade entre Niterói e Natal.

“A Prefeitura de Niterói tem muitas similaridades com a de Natal. Algumas dificuldades que enfrentamos são parecidas, como é o caso do cabeamento e da estrutura. Viemos olhar como a Prefeitura de Niterói contorna esses desafios e quais foram as soluções adotadas para fazer com que a implantação do sistema funcionasse’’ disse Afonso.

Afonso ainda destacou que o e-cidade é um case interessante para se espelhar.

“Este é um case interessante de ver como foram mapeados os fluxos de processos. A nossa visita é para pegar uma expertise, aprender com os erros e com os acertos.”

Segundo a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Patricia Audi, a troca de experiências entre prefeituras semelhantes é sempre muito válida.

“Nós ficamos felizes em poder perceber que a prefeitura de Niterói está se tornando um benchmarketing para os demais municípios brasileiros. Lógico que nós estamos ainda no meio do processo de implantação da unificação dos sistemas, mas os bons resultados já começam a aparecer e foi sensacional poder dividir e partilhar esses resultados, as dificuldades que nós passamos e os sucessos e desafios que nós tivemos nesse meio do caminho.’’

A secretária ressaltou ainda que os desafios em se tornar um bom case abre o caminho para que as demais prefeituras possam aderir às boas práticas, sejam elas de unificação dos sistemas ou de práticas de gestão por resultados.

“Esse intercâmbio é fundamental. Estivemos anteriormente na Prefeitura de Belo Horizonte e agora recebemos com muita satisfação a Prefeitura de Natal. O desafio é que não devemos pensar na gestão por ela mesma. Temos que pensar a gestão como instrumento de melhoria de serviços ao cidadão” concluiu Patricia.

'

A Prefeitura de Niterói ainda está no processo de implantação da unificação dos sistemas. De acordo com subsecretária de Modernização da Gestão, Giovanna Victer, o que está sendo feito agora é expandir para os órgãos da administração direta a parte de empenho e a solicitação de compras.

“Estamos implantando um protocolo em mais de 10 órgãos que já estão em processo de aderência. É importante destacar que foi desenvolvido um módulo de pregão no sistema que já opera integralmente.”

Com o intuito de premiar as iniciativas dos servidores na implantação do sistema e-cidade, a Prefeitura também abriu inscrições para o Prêmio Gestão Pública Municipal de Niterói, onde cada servidor ou um grupo de até três servidores pode relatar a experiência em um documento de até dez páginas, enviar ao site do prêmio e competir pela premiação de 10,  7 ou 3 mil reais. Outras informações e inscrições basta acessar o site www.seplag.niteroi.rj.gov.br.