Salão da Leitura encerra quarta edição com recorde de público e de atrações PDF Imprimir E-mail

Foi apresentado na tarde desta terça-feira (10.6) o balanço do 4º Salão da Leitura de Niterói, que foi realizado de 31 de maio e 8 de junho no Caminho Niemeyer.

O prefeito da cidade comemorou o sucesso do festival, que recebeu um recorde de público de 75.216 pessoas e consagrou-se como o segundo maior evento literário do Estado do Rio.

O chefe do Executivo municipal recebeu em seu gabinete integrantes da comissão organizadora do evento, funcionários da Fundação de Educação de Niterói, professores, além de representantes de editoras e livrarias da cidade que marcaram presença no Salão da Leitura.

"Estou muito feliz, por isso agradeço à comissão organizadora, aos acadêmicos, aos livreiros e sobretudo aos profissionais da educação da rede pública de Niterói porque é o primeiro evento de grande porte organizado por uma rede pública no país. O Salão de Leitura foi um belíssimo evento, que transforma a vida das pessoas, que amplia o repertório sobretudo de crianças e adolescentes que são o presente e o futuro da cidade. Estou muito feliz pelo êxito deste evento e tenho certeza que o próximo será maior e ainda melhor", afirmou o prefeito.

Além do recorde de público, o 4º Salão da Leitura de Niterói reuniu 65 estandes, entre expositores, editoras, livreiros, distribuidores e espaços institucionais com atividades para o público.

Sob os 3,2 mil metros  quadrados de tendas climatizadas — integradas ao Teatro Popular Oscar Niemeyer, ao  Memorial Roberto Silveira e à Casa do Conhecimento — cerca de 400 atrações foram oferecidas gratuitamente aos visitantes.

"O Salão está integrado a uma visão que nós temos sobre o papel da educação e da cultura na transformação da cidade, que não é feita apenas por obras e monumentos, mas sobretudo pelas pessoas. A educação e a cultura têm a nobre missão de formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. O salão realmente se consolidou a partir desta edição como um evento de Niterói, do Rio de Janeiro e do Brasil. Me coloco aqui de maneira entusiasmada para garantir todo o apoio à comissão organizadora para que a próxima edição, daqui a dois anos, seja ainda melhor", disse o prefeito.

Participaram da apresentação do balanço a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; o vereador e idealizador do Salão da Leitura, Waldeck Carneiro; o acadêmico e presidente de honra da comissão organizadora do salão, Marco Lucchesi.

Números da quarta edição:

Público – 75.216 pessoas
Pessoas trabalhando no evento - 800