Milhares de pessoas lotam a Praia de Icaraí na Parada do Orgulho LGBT PDF Imprimir E-mail

Uma multidão de quase 60 mil pessoas lotou a Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, durante a tarde do último domingo, 8 de junho, quando foi realizada a 10ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Niterói. O evento teve como tema os “Dez anos de luta pela diversidade” e fechou as atividades do I Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT, que também ocorreu no município de Niterói, no último fim de semana.

A concentração da Parada teve início às 14h, na Rua Miguel de Frias, que foi interditada no trecho entre a Avenida Alberto Torres (Praia de Icaraí) e a Rua Gavião Peixoto, de onde o movimento partiu em direção à praia, por volta das 17h. As Ruas Pereira da Silva, Lopes Trovão, Presidente Backer e Otávio Carneiro também ficaram fechadas, das 13h às 17h, entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Coronel Moreira César.

Seis trios elétricos fizeram parte da programação, cada um deles representando um gênero e um tema, que junto de 30 DJs, animaram o público na orla de Icaraí. O trio do Grupo Diversidade Niterói abriu o desfile, seguido pelo trio do Grupo 7 Cores; do Trio GTN – Grupo Transdiversidade Niterói; do Trio Marcha das Mulheres; e do trio do I Encontro Nacional Arte de Cult LGBT. Já o sexto e último trio trouxe representantes de várias festas de Niterói e fechou a parada com muita animação.

Tecnologia para garantir segurança do evento

Uma ferramenta simples utilizada no dia a dia de milhares de pessoas foi uma das grandes novidades utilizadas pela Secretaria de Ordem Pública de Niterói para agilizar as ações da Guarda Municipal e agentes da Seop durante a décima parada do Orgulho LGTB na cidade: o WhatsApp. O esquema especial montado pela Prefeitura para garantir a tranquilidade do evento, que reuniu diversos órgãos públicos, pela primeira vez também credenciou, por edital público, ambulantes que puderam trabalhar distribuídos por barracas no início do desfile, na Rua Miguel de Frias. Quem não tinha licença teve a mercadoria apreendida.

Os órgãos públicos já estavam presentes no bairro desde as primeiras horas de domingo, orientando motoristas e moradores quanto a locais permitidos para estacionar. Desde às 13h até às 22h, quando terminou o evento, a Seop registrou 50 notificações de trânsito por estacionamento irregular e 20 veículos foram rebocados para o depósito público.

Ambulantes autorizados pela Seop para comercializar bebidas e alimentos puderam trabalhar, desde que no local estabelecido pela secretaria. Durante o evento, os agentes da Seop e a Guarda Municipal realizaram 50 apreensões, em sua maioria de bebidas. Um quiosque  de coco e uma banca de jornal foram flagrados comercializando bebidas alcoólicas sem autorização: foram notificados e tiveram as mercadorias recolhidas. A Seop também reprimiu a venda de bebidas em garrafas.

O posto médico montado em frente à Rua Lopes Trovão atendeu 30 pessoas, a maioria  por intoxicação alcoólica. Não foi registrada nenhuma ocorrência grave. O grupo de inspetores e coordenadores da Guarda Municipal e da Seop se comunicava através do WhatsApp e em poucos minutos os agentes públicos chegavam aos locais solucionando as demandas em tempo recorde.

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) iniciou o trabalho de limpeza ainda durante a realização do evento. A Seop foi apoiada por dois caminhões e um micro-ônibus da Secretaria de Conservação e Serviço Público (Seconser), e por três reboques da Transguard.

A Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) informou que, ao longo de todo o evento, 24 veículos foram autuados e 26 removidos no entorno do bairro. As vias que tiveram maiores índices de remoção de veículos foram as ruas Miguel de Frias, Álvares de Azevedo, Mariz e Barros, Presidente Backer e Comendador Queiroz, sendo o estacionamento em local proibido como o principal fator de remoção.

"O principal objetivo, de manter a ordem e a fluidez no trânsito, foi conquistado. Todos puderam se deslocar sem  maiores problemas. Continuaremos trabalhando para os próximos eventos, sem esquecer do dia a dia da cidade", disse o presidente da NitTrans, coronel paulo Afonso Cunha.
A NitTrans contou com 40 agentes e operadores de trânsito orientando o fluxo de veículos do entorno, tendo a disposição seis motocicletas e quatro automóveis, além de dois caminhões-reboque leves.

Objetos perdidos serão devolvidos - Outra novidade durante o evento deste ano foi o recolhimento de celulares extraviados durante a Parada do Orgulho LGBT. A Seop está fazendo o levantamento e identificação de todos os pertences encontrados pela Guarda Municipal para comprovar a propriedade dos donos e então fará a divulgação de como proceder para resgatar o objeto perdido.

Organizada pelo Grupo Diversidade Niterói (GDN), a 10ª Parada LGBT de Niterói teve o apoio de diversas ONGs da cidade, além da Prefeitura de Niterói.