Caio Martins sedia congresso Niterói que Queremos PDF Imprimir E-mail

Foi realizado na manhã deste sábado (14/6) no ginásio do Caio Martins, o congresso Niterói que Queremos, uma das mais importantes etapas do programa de planejamento do município para os próximos 20 anos. O evento reuniu cerca de mil pessoas que, após a abertura, dirigiram-se para o colégio Unilasalle, onde participaram de mesas de debates para propor soluções para Niterói.

"Estamos dando uma demonstração de cidadania, participação e civismo, debatendo um novo projeto de desenvolvimento para a nossa cidade. Estamos criando canais de diálogo, de participação, isso é uma característica da nova administração.", disse o prefeito da cidade.

Ele destacou ainda a consolidação da democracia no país e ampliação dos meios de participação da sociedade nas decisões de governo, inclusive com o uso da internet.

O chefe do Executivo municipal ressaltou as estratégias adotadas pelo governo: Modernização da gestão da prefeitura de Niterói e buscando a participação da nossa população para estabelecer as prioridades da cidade.

"Nosso objetivo e unir sociedade, setor privado e governo num grande objetivo comum: fazer de Niterói a melhor cidade do país para se viver e ser feliz até 2033" disse o prefeito.

O vice-prefeito Axel Grael explicou que o congresso é um processo que permite ouvir a população de forma mais efetiva. "O trabalho de ouvir as pessoas é permanente, não se esgota no dia de hoje, mas é importante que vocês levem essas experiências para as comunidades onde moram e discutam essas questões. É preciso fazer com que o número de ouvidos cresça cada vez mais, ampliando a contribuição de todos."

Responsável pelo programa Niterói que Queremos, a secretaria de Planejamento, modernização da Gestão e Controle,  Patrícia Audi, enalteceu a participação popular na consulta ao portalniteroiquequeremos.com.br, que superou a marca de 5 mil pesquisas preenchidas, o equivalente a pouco mais de 1% da população da cidade.
“”É um sonho realizado conseguirmos atingir esse número. A todos que participaram, o nosso muito obrigado.”

Ela explicou a metodologia do trabalho que, inicialmente, coletou informações de 40 personalidades da cidade para compor um primeiro diagnóstico dos anseios da população em todas as regiões de Niterói. Em seguida, houve o lançamento do portal que atingiu o volume desejado.

Audi ressaltou que em Belo Horizonte, com quase 2,4 milhões de habitantes, por exemplo, apenas 4 mil pessoas preencheram a pesquisa, o que demonstra a participação efetiva dos niteroienses com o objetivo de decidir os rumos da cidade onde moram.
“O plano para a cidade não se faz se não ouvirmos o que a população tem a nos dizer”, disse Patrícia.