Bairro da Engenhoca ganhará Plataforma Digital Urbana da Educação PDF Imprimir E-mail

Obras do espaço voltado para o uso das tecnologias digitais começam na próxima segunda-feira

plataforma-digital

Na próxima semana, a Prefeitura de Niterói dará a ordem de início das obras de construção da Plataforma Urbana Digital da Educação do bairro Engenhoca, Zona Norte da cidade. Localizado no Largo São Jorge, o espaço é o segundo que será inaugurado pela atual gestão – a primeira plataforma está instalada desde março no Maquinho, no Morro do Palácio, no Ingá.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações previstas no Programa Niterói Digital, lançado pelo prefeito da cidade em junho do ano passado. O objetivo do programa é democratizar o acesso e o uso das tecnologias da informação e comunicação nas regiões e bairros populares do município. Dentre os vários projetos desenvolvidos estão a reativação e a expansão dos telecentros, instalação da rede wi-fi para acesso gratuito nos espaços públicos (praças, bibliotecas, teatros e escolas), inauguração do Núcleo de Produção Digital (NPD) de Niterói e construção de um centro de recondicionamento de computadores.

A previsão é de que as obras da plataforma digital da Engenhoca, no valor de R$ 5.335.627,54, estejam concluídas em 10 meses após o início da construção.

O prefeito destaca o alcance social que o equipamento levará para a população da Zona Norte de Niterói. "Esse investimento é o mais importante realizado na implantação de um equipamento público municipal na Engenhoca nos últimos anos. Trará novas perspectivas para os jovens e vai qualificar a região do ponto de vista urbano", afirmou.

Já a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, ressalta o caráter inovador da iniciativa. "Trata-se de um equipamento que pretende colaborar com a democratização do acesso da população ao mundo digital. É um equipamento de ponta que vai trazer muitas melhorias para a comunidade", disse.

Segundo o subsecretario de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade, as Plataforma Urbanas Digitais da Educação foram concebidas como espaços educativos, culturais, de entretenimento e com uma arquitetura moderna e futurista. O projeto prevê a instalação de diferentes recursos tecnológicos, com possibilidade de atrair vários segmentos da população, especialmente a juventude.

A plataforma digital da Engenhoca contará com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à Internet), estúdio de áudio ( gravação, edição de audio, com vistas a criação futura de uma rádio comunitária), cinema comunitário (para exposição de filmes, shows e outras atividades formativas e de entretenimento), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), cursos de língua estrangeira na modalidade à distância; cursos de fotografias, entre outras atividades.