Assinada ordem de início das obras da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca PDF Imprimir E-mail

Na solenidade também foi anunciada a construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na comunidade Coronel Leôncio, no bairro

plataforma-digital
Foi assinada na noite desta segunda-feira (7/7) a ordem de início para a obra da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, na Zona Norte da cidade, e o termo de desapropriação de um terreno na comunidade Coronel Leôncio, no bairro, onde a prefeitura irá construir uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI).
A solenidade de assinatura foi realizada no terreno localizado no Largo São Jorge, a principal praça da Engenhoca, onde será construída a plataforma. A iniciativa integra o Programa Niterói Digital, cujo objetivo é democratizar o acesso e o uso das tecnologias da informação e comunicação nas regiões e bairros populares do município. O espaço, previsto para ser inaugurado em maio de 2015, é o segundo implantado pela atual gestão – a primeira plataforma está instalada desde março no Maquinho, no Morro do Palácio, no Ingá.

A Plataforma Digital da Engenhoca contará com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à Internet), estúdio de áudio ( gravação, edição de áudio, com vistas à criação futura de uma rádio comunitária), cinema comunitário (para exposição de filmes, shows e outras atividades formativas e de entretenimento), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), cursos de língua estrangeira na modalidade à distância; cursos de fotografia, entre outras atividades.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância da instalação da plataforma na vida dos moradores da Engenhoca. "A Engenhoca é um bairro muito especial da Zona Norte de Niterói e durante anos sua principal praça ficou abandonada. Nós desapropriamos este terreno e aqui construiremos a Plataforma Urbana Digital, um equipamento com design moderno, mas o mais importante é que será um espaço que dará oportunidade de qualificação para a juventude. Termos aqui polo de audiovisual, escola de informática, cursos de qualificação profissional e um cinema comunitário. Será um equipamento que vai requalificar do ponto de vista social e urbano toda essa região", afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros falou sobre as atividades que serão oferecidas pela plataforma, favorecendo e permitindo o acesso da parcela socialmente mais vulnerável da população às tecnologias digitais.

"Não basta apenas criar o equipamento, ele tem que ser utilizado também para a formação. Aqui nós teremos cursos que serão ministrados dentro do programa Pronatec, com o objetivo de qualificar e oferecer iniciação profissional aos moradores do bairro, especialmente aos jovens", disse.

UMEI da Coronel Leôncio atenderá a 160 crianças

Na solenidade, o prefeito da cidade anunciou para o segundo semestre o início das obras da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) que será construída na comunidade Coronel Leôncio, na Engenhoca.

A unidade, que será inaugurada em 2015, terá um investimento de R$ 2,8 milhões e atenderá a 160 crianças a partir dos 3 anos. A UMEI terá oito salas de aula, espaço multimeios, entre outras instalações, e fará o reaproveitamento da água da chuva e energia solar.

"A Coronel Leôncio é uma das comunidades mais importantes da Engenhoca. Estou muito feliz de estar aqui hoje para, além de assinar o início das obras da plataforma digital, anunciar a construção da UMEI neste bairro, que há muito tempo precisa de um equipamento desta importância para atender às famílias desta região", destacou o prefeito.

Também participaram da solenidade o secretário municipal de Obras, Domício Mascarenhas; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; o subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade; os vereadores Renato Carrielo e José Vicente, entre outras autoridades, além de lideranças comunitárias.