Prefeitura inaugura Telecentro e centro de oportunidades para jovens no morro do Cavalão PDF Imprimir E-mail

Espaço que funciona junto à Companhia Destacada terá também a Câmara Técnica Intersetorial que vai reunir diversos órgãos municipais
oca

A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta quarta-feira (9/7), no morro do Cavalão, entre Icaraí e São Francisco, na zona sul da cidade, a Ocupação de Cidadania Articulada (OCA), a Câmara Técnica Intersetorial Casa Cidadã e um Telecentro.

Os três equipamentos funcionam no mesmo terreno onde está instalada a Companhia Destacada da PM, que foi inaugurada no final de junho. Eles vão oferecer serviços de cidadania, inclusão digital, formação profissional e para a juventude.

A OCA vai oferecer 32 cursos voltados principalmente para jovens. Entre eles, Inglês Básico para Tecnologia, Informática (Java, TCPIP Linux, UML, Linguagem PHP5), Linguagem empresarial, Português para o dia dia, Editor de Imagens, Capacitação de Tutores, Comunicação e Linguagem, Primeiro Emprego, Matemática Financeira, Educação Alimentar, Administração do tempo, Dicas para viver melhor, Sexualidade e prevenção de DSTs/Aids, Direitos do consumidor bancário e Introdução a gerência de projetos.

O espaço terá também o programa Geração Empreendedora, que selecionará jovens interessados em abrir seu próprio negócio ou aqueles que já possuem e pretendem crescer. Os selecionados terão acesso a vários benefícios como capacitação gratuita sobre empreendedorismo e gestão de negócios, acesso facilitado a crédito e financiamento, entre outros. Poderão participar jovens entre 18 e 35 anos. As pré-inscrições se iniciam no dia 14/7.

A OCA ainda vai oferecer aulas de jiu-jitsu, percussão, violão e um pré-vestibular.

A Câmara Intersetorial Casa Cidadã vai reunir vários órgãos da Prefeitura, além de entidades e associações. Vai oferecer serviços para as mulheres, idosos e de cidadania, entre outros.

O Telecentro do Cavalão integra o programa Niterói Digital, sendo um espaço de universalização digital e de acesso à Internet.

A secretária Executiva da Prefeitura, Maria Célia Vasconcelos, afirmou que políticas intersetoriais são uma marca da nova administração da Prefeitura.

"Criamos aqui um espaço intersetorial, de cidadania e inclusão. A intersetorialidade é uma orientação do prefeito desde o início do governo. É uma forma de unificar nossos serviços, deixá-los todos juntos, trabalhando, se reforçando e se organizando. Todas as secretarias vão ter espaço, companheiros de entidades e associações também. É o município respondendo a questão da segurança de uma maneira cidadã e inclusiva. Entregamos esses equipamentos para alavancar uma nova política de segurança", opinou.

O espaço onde funcionam a Câmara Técnica e a OCA ganhou o nome de Luiz Fernando Rodrigues da Silva, homenagem ao jovem morador da comunidade, que morreu em 2004.