Agentes da Seop e Coodenadoria Ambiental desmontam quiosque em área de proteção ambiental na Lagoa de Itaipu PDF Imprimir E-mail

quiosque-itaipu
Agentes da Secretaria de Ordem Pública e da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói recolheram equipamentos e desmontaram nesta manhã (09-07) um quiosque que ficava a beira da Lagoa de Itaipu em área de preservação ambiental e próximo as dunas e o sítio arqueológico de Itaipu. Além de estar infringindo a lei de proteção ambiental do município, o local estava em péssimas condições de funcionamento e higiene e com inúmeras instalações elétricas precárias colocando em risco quem passava pelo local e os frequentadores do lugar.

A ação faz parte do processo de intensificação de fiscalização ambiental, que a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal vem desenvolvendo também em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e recursos hídricos da cidade com o objetivo de inibir e coibir crimes ambientais em área de preservação. Os guardas ambientais descobriram a infração durante um patrulhamento no local .Após tentarem localizar o proprietário por várias vezes sem êxito, a Seop desmontou o local que afetava aquela área de restinga.

Para surpresa dos próprios agentes públicos, assim que o local foi aberto, no interior haviam roupas misturadas em freezers, muita sujeira em geladeiras e nos equipamentos utilizados para manusear alimentos. Tudo acondicionado de forma errada e sem as condições necessárias de higiene. Garrafas de bebidas estavam acumulando água parada.

Instalações elétricas todas feitas irregularmente e sem segurança, também surpreenderam os agentes que desligaram a fiação temendo que algum banhista pudesse pisar no local. Ao retirarem os tapumes que cobriam o quioques, insetos e baratas também passavam por cima de todo o material.

“Nós fizemos o mapeamento de tudo antes e descobrimos a irregularidade. Além de estarem em área de proteção ambiental e restinga, as condições de higiene e de funcionamento eram péssimas. Isso é um grande risco. Tão logo descobrimos o que estava ocorrendo comunicamos ao secretario Marcus Jardim que determinou ação imediata diante da gravidade da situação no que se refere à questão ambiental e da própria saúde dos usuários e frequentadores daquele lugar. Ficamos surpresos com tanta sujeita e ate água acumulada podendo virar criadouro do mosquito da dengue” disse o sub inspetor Claudio Mendes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal.

Além de desmontar o local que era escorado com madeira podre, os agentes recolheram jogos de mesas, dois freezer, uma geladeira, fritadeiras, copos pratos entre outro material Tudo foi levado para o depósito municipal, e o restante retirado pelo caminhão da CLIN (Companhia de Limpeza de Niterói).