Arte do grafite vai colorir os pontos de ônibus da Alameda São Boaventura PDF Imprimir E-mail
O evento “Expresso Urbano” reuniu grafiteiros, músicos e admiradores da arte urbana, na manhã do último sábado (12.07), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro.

O movimento, promovido pela Prefeitura de Niterói através das Secretarias Municipais de Conservação, de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), contou com a participação de grafiteiros que realizaram uma intervenção artística em 13 chapas de metal de vão compor os novos mobiliários urbanos dos abrigos dos pontos de ônibus da Alameda São Boaventura, no Fonseca. O material será instalado no local a partir da próxima segunda-feira, dia 14 de julho.

De acordo com o Superintendente Cultural da FAN, Victor De Wolf, a ideia é grafitar todos os pontos livres da cidade. “Essa ação começou no ano passado (2013) com a grafitagem de muros em homenagem a Vinícius de Moraes, no bairro de Santa Bárbara e no Centro. Agora, em 2014, nossa meta é levar essa intervenção para os novos abrigos já instalados dos pontos de ônibus da cidade. Só na Alameda São Boaventura são 22, dos quais 13 estão sendo grafitados aqui neste evento”, conta De Wolf.

Uma segunda edição do “Expresso Urbano” será realizada no dia 26 de julho, no Campo de São Bento, em Icaraí, para a grafitagem dos outros 9 mobiliários da Alameda São Boaventura.

Presente ao evento, o presidente da Comissão de Cultura e Comunicação da Câmara de Niterói, Leonardo Giordano (PT), autor da lei do Grafite (Proj. de Lei nº 032/2013), que permite que lugares afetados pelo tempo e até mesmo pelo homem ganhem vida através da cultura grafiteira, comemorou a iniciativa de levar arte urbana para o novo mobiliário.

“Criamos uma lei libertária que entende o grafite como arte e como recuperador de áreas degradadas. Com a lei do grafite, é permitido na cidade de Niterói, a grafitagem livre nos muros ociosos, embaixo dos viadutos e em locais listados pelo Conselho Municipal de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói”, ressaltou Giordano.

Segundo Victor De Wolf, a Prefeitura de Niterói não só aprovou a lei que permite o grafite na cidade, mas também e está criando oportunidade para que essa arte se faça presente nas ruas do município.

Para a grafiteira Lya Alves, 37 anos, que para o mobiliário urbano da Alameda fez a obra “Efeito Babuska”, a iniciativa é um chance que o governo municipal dá aos grafiteiros de mostrarem a sua arte para a população. “É um modo de provar que o grafite é arte, é cultura, que transforma problemas sociais e a filosofia em desenhos, em uma pintura colorida ou mesmo preto e branca, é uma forma de expressão”, lembra Lya.

Enquanto os grafiteiros produziam sua arte, o evento foi embalado pelo DJ Mouchoque e pelo Hip Hop, Rap e Rock das bandas Chakras, P10 e Lougo Mouro.