Prefeitura lança programa Motorista amigo do ciclista PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Niterói, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) e a Universidade Corporativa do Transporte da Fetranspor lançam, na manhã desta próxima quarta-feira (16/7), às 9h, o programa “Motorista Amigo do Ciclista”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no centro da cidade.

O projeto tem como objetivo melhorar a relação entre condutores de veículos movidos a motor e adeptos das bicicletas por meio da troca de  experiências e de papéis. Os motoristas irão trocar de lugar com os ciclistas, para vivenciar as experiências vividas no dia a dia por quem opta pelo transporte não poluente e não motorizado.

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância da troca de experiências entre os motoristas e os usuários de bicicletas e a conscientização de todos.

“Para o ciclista de Niterói e de  outras cidades brasileiras, há uma preocupação muito grande entre o conflito da bicicleta com o ônibus. A bicicleta ocupa espaços na rua e o risco existe, como em qualquer outro meio de transporte, seja ele, ônibus, carro, moto etc. No entanto, se você tiver um treinamento, e isso  nos motivou a propor esse treinamento para o Setrerj, existem formas de proceder na rua que diminuem o risco para todos. Você se colocar na posição do ciclista é muito importante, pois você vai ver a dificuldade que ele tem e é importante também o ciclista saber das dificuldades dos motoristas.”

Axel reforça que é necessário respeito às leis de trânsito: “É um processo de preparação. Todos têm de se preparar para essa realidade e respeitar as leis. O ciclista tem de ter a consciência de suas obrigações como, por exemplo, não andar pelas calçadas, respeitar a sinalização.”.

Coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso  deu detalhes do evento:

“Esta será a primeira ação educativa com motoristas de ônibus de Niterói. A iniciativa que partiu da prefeitura conta com o apoio da Fetranspor, Setrerj e UCT. Serão realizados debates, vídeos, palestras e pedaladas com a presença de mais de 200 motoristas e diversos ciclistas. A ação é um projeto piloto que terá continuidade e pretende atingir todos os motoristas que atuam em Niterói com o objetivo de fomentarmos um convívio harmônico entre os condutores e ciclistas”, explicou.
O evento de lançamento será iniciado com um café da manhã seguido de palestra e debate. No final, será realizada uma pedalada. Se chover, esta última etapa do evento não será realizada.