Ruas do programa Bairro Novo em Piratininga e Bairro Peixoto são vistoriadas PDF Imprimir E-mail

bairro-novo-peixotoRuas de Piratininga e Bairro Peixoto, na Região Oceânica, já contempladas ou estão com obras em andamento pelo programa Bairro Novo, foram vistoriadas na manhã desta quinta-feira (24/7)

O Bairro Novo é uma parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de Niterói para obras de infraestrutura em pavimentação e drenagem, com investimentos de mais de R$ 100 milhões.

Em Piratininga, o prefeito da cidade e o subsecretário estadual de Obras, José Antônio Portela estiveram na rua Raul Correia de Araújo, cujas obras foram concluídas. No Bairro Peixoto, eles percorreram a rua Paulo Freire, também já finalizada, e acompanharam as obras em andamento nas ruas Engenhoca, Ignez Peixoto e Vera Lúcia Peixoto.

O prefeito lembrou que o Bairro Novo foi implantado na cidade há cerca de 10 meses. Neste período, mais de 30 ruas já foram concluídas em Piratininga, Bairro Peixoto e Camboinhas. Segundo ele, a meta é até o final deste ano, cerca de 140 vias da Região Oceânica sejam beneficiadas pelo programa.

"O programa Bairro Novo é o maior investimento em infraestrutura da história da Região Oceânica. Em poucos meses, através da parceria entre o governo estadual e a Prefeitura, superamos décadas de abandono em Piratininga. Nós melhoramos o bairro do ponto de vista da infraestrutura e da qualidade urbana. E o que foi feito em Piratininga vai ocorrer também em todas as localidades da Região Oceânica. As obras vão chegar a todas as ruas e bairros. Nosso compromisso é investir em drenagem e pavimentação em toda a Região Oceânica até 2016 através destas parcerias, não só com o Estado, como também o governo federal", explicou.

Morador há três anos da rua Engenhoca, o advogado Otávio Ribeiro da Costa, de 58 anos, disse que as obras estão dando uma nova cara ao Bairro Peixoto.

"A Prefeitura está criando finalmente um bairro do século 21. Antigamente, quando chovia, era difícil até para carroça passar, quanto mais carro, por causa das crateras que se formavam na rua. Mesmo com sol, as poças de água demoravam até 15 dias para desaparecer. E a rua hoje também tem iluminação. Houve troca de lâmpada e colocação de luminárias. Está uma maravilha", afirmou.

Durante a visita, o prefeito conversou com os agentes do Bairro Novo, um grupo que realiza um trabalho de informações aos moradores sobre o projeto e também ouve as reivindicações da população. O coordenador Henrique Rangel Peclat, disse que as obras têm sido muito bem aceitas pelos moradores.

"Os moradores se dizem muito satisfeitos com as obras. Eles falam que voltaram a acreditar. Comentam que não entra mais poeira dentro das casas e os imóveis estão se valorizando", explicou.

O subsecretário estadual de Obras, José Antônio Portela, afirmou que o Bairro Novo beneficiará cerca de 2.300 ruas em 19 municípios e é um dos maiores investimentos em infraestrutura de drenagem e pavimentação da história do Estado do Rio com recursos de R$ 1,5 bilhão.