Niterói recebe primeira missão oficial do CAF PDF Imprimir E-mail

Prefeitura negocia com Banco de Desenvolvimento da América Latina o financiamento de US$ 100 milhões para projetos de requalificação da Região Oceânica

caf

Niterói recebeu nesta sexta-feira (25/7) a primeira missão oficial do Banco de Desenvolvimento da América Latina/Cooperação Andida de Fomento).

A Prefeitura negocia com o banco o financiamento de US$ 100 milhões para o programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), que contempla ações para a melhoria da infraestrutura urbana, o desenvolvimento sustentável e recuperação ambiental da região.

Executivos do banco se reuniram com o prefeito da cidade e o vice, Axel Grael. A missão oficial do CAF serve para que os dirigentes e técnicos da instituição façam uma avaliação conclusiva dos projetos apresentados pela Prefeitura no primeiro semestre

Na última quinta-feira, o projeto de lei de autorização para o financiamento foi aprovado em segunda discussão na Câmara Municipal. O texto seguiu para ser sancionado pelo prefeito.

Constam no PRO Sustentável, a requalificação da área de influência da TransOceânica, pavimentação e requalificação de vias, macrodrenagem, sistema cicloviário, a construção de um Centro de Referência em Sustentabilidade Urbana, recuperação de rios, projetos de ecoturismo e gestão das praias e um plano de gestão ambiental.

Na semana passada, Axel e a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, foram a Brasília e apresentaram o projeto na Comissão  de Financiamentos Externos (Cofiex).

O prefeito disse já ter conversado com a ministra do Planejamento, Míriam Belchior, sobre o financiamento do CAF e que a aprovação dos projetos na Cofiex está em fase conclusiva. Segundo ele, da mesma forma do que ocorreu com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o CAF ficou impressionado com a qualidade da equipe técnica e dos programas apresentados.

O chefe do Executivo municipal agradeceu o apoio da Câmara dos Vereadores à iniciativa.

" Gostaria, ainda, de expressar meu reconhecimento à Câmara pela aprovação da autorização do financiamento no último dia 24. Isso revela a sensibilidade da Câmara com o desenvolvimento de projetos de investimento em infraestrutura, melhoria da qualidade de vida na Região Oceânica e na cidade. Nossa expectativa é que, neste segundo semestre, mais essa cooperação com uma agência internacional seja efetivada para iniciarmos as obras no primeiro semestre de 2015", declarou.

Para o prefeito, a parceria com o CAF vai qualificar a Região Oceânica que ficou anos abandonada.

"A nova gestão da prefeitura resgatou a credibilidade da gestão municipal de Niterói, retirou a cidade do isolamento político administrativo e está assegurando com este projeto, investimentos expressivos na sustentabilidade ambiental e da qualidade de vida de uma das regiões mais bonitas do estado que historicamente ficou esquecida nos governos passados.", disse.

Referência

O vice-prefeito Axel Grael disse que a parceria com o CAF deverá se tornar uma referência.

"É um projeto de porte, de conteúdo sustentável. Com isso, Niterói vai ser uma referência para outras cidades porque o projeto possui muitos componentes inovadores. Não existem outras experiências como essa no país. O programa com o CAF é interessante porque o banco tem a capacidade de repercutir essa experiência de Niterói na América Latina. O projeto vai elevar a Região Oceânica para outro patamar, não só em termos de sustentabilidade,  mas também em qualidade de vida, qualidade urbana. Será uma marca importante", explicou.

Executivo do setor público do CAF no Brasil, Bruno Nadalutti, afirmou que a parceria com Niterói integrará um programa chave do banco.

"A parceria com Niterói tem potencial para ser uma referência não só para o banco e a cidade, como toda a América Latina. O programa se enquadra em um outro que é chave no banco, o Cidade para o Futuro, que prevê intervenções integradas em todo o âmbito da cidade, tanto de caráter ambiental, infraestrutura urbana e mobilidade. Acreditamos que a Prefeitura de Niterói tem capacidade e motivação para executar de maneira exemplar esse programa", observou.

Participaram da reunião os secretários municipais de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, Obras, Domício Mascarenhas, Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques, e de Fazenda, César Barbiero, o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso, além do executivo principal ambiental do CAF, Octavio Carrasquilla, e do executivo principal da Vice-Presidência de Infraestrutura do CAF, Andres Alcala.