Concurso ‘’Criando a Niterói do amanhã’’ incentiva atividades artísticas entre alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Niterói, através da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (SEPLAG) e da Fundação Municipal de Educação (FME) lançam no início de agosto o I Concurso Cultural de Desenho, Redação e Redação Ilustrada “Criando a Niterói do Amanhã”, com o tema “Que Niterói você quer?”.

A ideia é incentivar a prática de atividades artísticas e culturais dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública do 1º ao 9º ano, através do envolvimento dos estudantes na elaboração do Plano Estratégico Niterói que Queremos. O resultado das interpretações dos textos e das ilustrações irão fornecer insumos para a consolidação do Planejamento do Município de maneira criativa e lúdica, refletindo o que os alunos esperam para a Niterói do futuro.

Segundo Patricia Audi, Secretária de Planejamento, Gestão e Controle, o concurso surgiu da importância da Prefeitura em ouvir o maior número possível de pessoas interessadas no futuro de Niterói.

“Aguardamos a contribuição dos nossos estudantes para concluir a estratégia e os projetos que levarão a nossa Cidade a alcançar o patamar da Niterói que Queremos, a Niterói que sonhamos para os próximos 20 anos.” A Secretária informou ainda que o Plano Niterói que Queremos está agora em fase de elaboração da estratégia.

‘’Já entrevistamos 40 personalidades da cidade, realizamos o Diagnóstico Sócio-Econômico regionalizado mais completo que Niterói já apresentou, efetivamos o congresso em junho com a participação de mais de mil pessoas em um dia inteiro de discussões e alcançamos a pesquisa web que já conta com mais de 5.400 questionários respondidos. E como se trata de um planejamento de longo prazo, não poderíamos deixar de ouvir aqueles que já fazem parte desse futuro: as crianças e jovens do Ensino Fundamental Municipal.`` concluiu Patricia.

Os trabalhos realizados pelos alunos serão avaliados pela Comissão Organizadora que garantirá a composição do conselho científico responsável pela correção e análise das redações e ilustrações. O 1º lugar ganhará um tablete, o 2º lugar uma câmera digital e o 3º lugar um Mp3. Como análise de critérios, a comissão levará em consideração os seguintes aspectos: pertinência temática, clareza, originalidade, criatividade, além de correção gramatical e concisão na exposição textual (especificamente para a Redação e Redação Ilustrada). Cada instituição de ensino municipal ficará responsável pela coleta das produções de seus respectivos alunos.

O resultado final estará disponível no site
www.seplag.niteroi.rj.gov.br no dia 19 de setembro. Os prêmios serão entregues em um evento para o qual o classificado e a Instituição serão convidados, em data e local a serem definidos. Os estudantes inscritos no concurso cultural também receberão um certificado de participação.