logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Reunião entre Prefeitura e governo estadual marca início do processo de revitalização do Horto do Fonseca PDF Imprimir E-mail

horto-fonseca4Uma reunião no início da tarde desta terça-feira (29/7) entre o prefeito da cidade e o secretário estadual de Agricultura e Pecuári, Alberto Mofati, marcou o início das tratativas para o processo de revitalização do Horto do Fonseca, na zona norte da cidade.

Parque centenário, o Horto do Fonseca  ganhará novas áreas de lazer, cultural e de preservação ambiental, um Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCP), uma pista de skate, além da reforma da quadra e da guarita da Guarda Ambiental e dos Escoteiros. O investimento é de R$ 6.865.362,22. As obras têm prazo de até um ano para serem concluídas.

 

No último dia 16, o prefeito assinou a ordem de início para as obras e se reuniu com o secretário para dar início efetivamente às ações de revitalização. A Prefeitura firmou um acordo compartilhado com o Estado para cuidar do parque, que abriga a sede da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária.

"A partir desta reunião, estamos dando início ao processo de revitalização, que contempla uma série de investimentos. A Secretaria de Agricultura manteve o espaço positivamente durante anos. A Prefeitura terá como um dos focos específicos a área que abrigava o Zoonit. Com essa parceria com o Estado, vamos entregar à população, especialmente da zona norte, uma área extraordinária de lazer e preservação do meio-ambiente. O Horto é o pulmão verde da zona norte. Esse projeto é esperado há muitos anos e só sera possível graças à união de esforços entre a Prefeitura e o governo estadual", disse o prefeito.

O secretário Alberto Mofati destacou que o Horto do Fonseca, além de ser um espaço estratégico para a agricultura do Estado, é uma área de grande importância para o lazer da população de Niterói.

O projeto

A nova área de lazer do Horto vai ocupar um espaço de cerca de 8 mil metros quadrados. Contará com um Skate Park, pistas de patins e caminhada, playground, área de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, coreto reformado, duas academias (uma delas para a terceira idade), rotas de acessibilidade para portadores de deficiência, além da sede do Parnit (programa da Prefeitura que prevê a criação de unidades de conservação municipais em encostas da cidade e outras áreas de interesse para a proteção de ecossistemas e monumentos naturais) e do ParCão, um espaço de lazer para os animais.

A área cultural, que vai ocupar um espaço de 2,5 mil metros quadrados, contará com um anfiteatro, quisoque de alimentação, banheiros, playground, bicicletário, área de estar (com mesas e cadeiras), além como rotas acessíveis para portadores de deficiência.

O projeto prevê a reforma da quadra de 1,3 mil metros quadrados. Ela ganhará arquibancadas, vestiários, banheiros, playground, bicicletário, academia, além de uma guarita para vigilância.

O Centro de Controle de Animais Domésticos (CCP) vai ocupar uma área de 1181,44 metros quadrados. Terá gatis e canis de isolamento e contará com três salas de cirurgia, salas pós-operatório e de banho e tosa e consultórios. O CCP vai oferecer serviços de castração, doação de animais e de apoio à comunidade.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ