Ministério do Turismo e Neltur promovem cursos de qualificação na área turística PDF Imprimir E-mail

pronatec
A Prefeitura de Niterói através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e  Turismo – iniciou na segunda quinzena deste mês, cursos de qualificação
na área turística, promovidos pelo PRONATEC TURISMO– Programa  Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do governo federal, vinculados aos Ministérios da Educação e do Turismo. Os cursos estão  acontecendo no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) do Caminho  Niemeyer, de segunda a sexta, durante todo o dia, com término  programado para o dia 23 de setembro .

Duas turmas iniciaram os cursos,  uma de Organizador de Eventos e outra de Agente de Informações  Turísticas. O objetivo desse trabalho é capacitar e aprimorar o  conhecimento dos profissionais desta área, tornando-os mais  competitivos e qualificados, adquirindo conhecimentos consistentes deste  mercado que movimenta a economia significativamente, inclusive em  Niterói, cuja vocação turística fica evidenciada pelas suas riquezas  naturais, arquitetônicas e sua própria história. Esse trabalho de  qualificação capacita não só as pessoas que querem trabalhar com  turismo e eventos, mas também prepara profissionais que procuram a melhoria contínua no atendimento ao visitante.

A turma de Agente de Informações Turísticas precisa estudar no mínimo  200 horas, aprendendo informar e orientar turistas sobre roteiros,  programações, serviços e produtos, além de adquirir conhecimentos  para dar informações históricas, culturais e artísticas locais em postos de  atendimento ao turista. A outra turma, de Organizador de Eventos, cuja  carga horária mínima é de 180 horas, planeja, organiza, executa e avalia  eventos sociais como, casamentos, aniversários, bodas, dentre outros,  respeitando medidas de segurança, atuando com responsabilidade.

Para o presidente da Neltur, Paulo Freitas, esses cursos do PRONATEC  TURISMO vem de encontro às necessidades da cidade de Niterói, visto que seu crescimento turístico é notório e o campo de eventos, como  consequência, não pára, mostrando-se dinâmico.

PRONATEC TURISMO

A qualificação profissional é uma das principais ações do governo federal  para preparar o Brasil para os grandes eventos. Capacitar os trabalhadores para atender com qualidade e competência os visitantes, fortalece a imagem do país como destino turístico. Com o objetivo de organizar  esse trabalho, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério  da Educação instituiu o PRONATEC TURISMO.

São oferecidos 54 cursos  presenciais e gratuitos, ligados às atividades do receptivo turístico, para  capacitar quem já trabalha no setor de turismo e 21 cursos para quem  pretende ser inserido no setor.