Vistoria na Rua Coronel Moreira César, em Icaraí PDF Imprimir E-mail

O prefeito e equipe acompanharam as mudanças feitas na via ao longo dos últimos meses e ouviram a opinião dos moradores

vistoria-moreira-cesar

Representantes da Prefeitura de Niterói fizeram uma vistoria na manhã desta sexta-feira (1/8) na Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, na zona sul da cidade.

Participaram da ação o prefeito e os secretários municipais de Ordem Pública, Marcus Jardim, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, Executiva, Maria Célia Vasconcelos, além da subsecretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Andrea Mayer, e do diretor operacional da NitTrans, Alexandre Cony.

Durante a ação, prefeito e equipe ouviram moradores e acompanharam as mudanças promovidas na via nos últimos meses. O chefe do Executivo municipal destacou as melhorias feitas .

"No início da nova gestão, implantamos o Calçada Livre na Moreira César que, durante anos, estava intransitável e degradada. A Moreira é uma das ruas de maior movimentação do comércio em Icaraí e e na cidade. Calçadas foram desobstruídas, canteiros desnecessários foram retirados e outros rebaixados, ordenamos a questão do comércio ambulante. E nestes meses de trabalho, a Moreira César está com um ambiente muito melhor. Tudo isso é fruto de um trabalho integrado entre as secretarias de Ordem Pública, NitTrans, Assistência Social, Conservação, um trabalho que é permanente", disse.

O chefe do Executivo municipal afirmou que a repercussão ao trabalho tem sido muito positiva.

"A acolhida dos moradores e visitantes da cidade que passam pela Moreira César foi muito positiva, as pessoas reconhecendo as melhorias que foram viabilizadas e fazendo novas sugestões", explicou.

A enfermeira Miriam Silva, de 59 anos, que mora em Icaraí há 25 anos, é frequentadora assídua da Moreira César e disse que a rua vive um novo momento.

“ A rua está totalmente diferente. Antes era muita confusão e em alguns momentos éramos obrigados a ir para a rua correndo o risco de sermos atropelados. Hoje temos espaço para transitar e o comércio ambulante que restou atende bem a necessidade dos moradores. Está valendo a pena “, declarou.

Nascido e criado em Icaraí, o aposentado Sebastião Newton, de 68 anos, também elogiou as iniciativas implantadas na Moreira César.

“`Perdi as contas de quantas vezes vi as pessoas caindo na calçada por conta de buraco ou desviando de cantoneira e gelo baiano. Agora está arejado. Dá para perceber a diferença e constatar que o poder público está trabalhando. Isso é muito importante ", opinou.

O secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, disse que as ações continuarão.

"Não temos como  negar que a rua Moreira César de hoje não é a mesma de 1 ano e 7 meses. Depois que implantamos o programa Calçada Livre os moradores puderam notar a diferença. Continuamos fazendo a manutenção. Resolvemos os problemas da ocupação das calçadas  que hoje estão livres para circulação de pedestres. Disciplinamos o local.  Nossa guarda, e agentes da Seop além da Fiscalização de Postura, continuam atentos e prontos para agir “ , disse.

A secretária Dayse Monassa elogiou a participação da população nas mudanças.

"Este tipo de vistoria é muito importante! Depois de um ano e meio de Operação Calçada Livre, é ótimo ver que o projeto deu certo. E mais importante ainda é esta comunicação com a população, que nos ajuda tanto apontando necessidades e falhas, quanto dando sugestões para a gestão municipal", destacou.

A rua Moreira César será contemplada com um projeto de reurbanização. Entre os benefícios, a instalação do sistema "traffic calming" em todos os cruzamentos da via para garantir a segurança e comodidade aos pedestres, uma faixa de rolamento e uma de estacionamento, totalizando seis metros, e também uma ciclofaixa em toda a sua extensão (com 1,20 m de largura), instalação de pisos táteis, de acordo com as modernas normas de acessibilidade; 13 bicicletários; bancos em toda a extensão da via; padronização de todos os equipamentos e mobiliário, como bancas de flores e de jornais, lixeiras, jardineiras e bancos; a substituição de toda a fiação aérea pelo sistema subterrâneo; instalação de novos postes com duas saídas de luz, uma mais alta para a rua e a mais baixa para a calçada; monitoramento permanente por câmeras de segurança; acesso livre à internet, com rede wi-fi; instalação de 28 totens multimídia para informação e reforço na limpeza urbana.