Assinada ordem de início para obras de contenção de encostas na Rua Bombeiro Américo e no Morro do Bonfim PDF Imprimir E-mail

contencao-caramujo
Foi assinada na manhã desta quinta-feira (7/8) a ordem de início para obras de contenção na Rua Bombeiro Américo, no Caramujo, e no Morro do Bonfim, no Fonseca, ambos na zona norte da cidade.

As obras são aguardadas desde as fortes chuvas de 2010, que gerou deslizamentos nos dois locais. O investimento será de R$ 13.803.151,42, com recursos liberados pelo governo federal, através do Ministério das Cidades. O prazo para conclusão das obras é de até 16 meses.

Na Rua Bombeiro Américo, as obras serão divididas em duas etapas. Após a realização de sondagens, foi constatado um forte processo de erosão, deixando a área vulnerável a deslizamentos, sendo necessária a execução de dois muros de contenção (com 7m e 5m), com guarda-corpo e calçadas. Serão implantados também drenos profundos no nível inferior dos muros e canaletas para captação e direcionamento das águas pluviais para um córrego existente no local. Três escadas de acesso serão construídas.

No Morro do Bonfim, cuja principal via de acesso será pela Rua Boaventura, as obras vão ocorrer em sete pontos considerados de risco. Serão construídos muros de contenção, guarda-corpo, solos grampeados associados a uma obra de terraplanagem, implantação de calçadas e novas escadas de acesso às edificações locais.

O prefeito afirmou que moradores destas localidades aguardam por essas obras há anos.

"A nova administração da Prefeitura olha por aqueles que mais precisam. Durante anos, cada vez que chovia, essas famílias ficavam com medo. Estamos investindo em infraestrutura. Mais de 30 obras de contenção já foram feitas na cidade, mais do que nos últimos 20 anos", afirmou.

Morador há 50 anos no Caramujo, Nilo Ferreira, de 53 anos, afirmou que a Prefeitura está se preocupando com o bairro.

"Essa obra é muito importante. Vai dar sustentação para as encostas para que não ocorra mais tragédias. O Caramujo melhorou muito", disse.