Reunião do Gabinete de Gestão Integrada faz balanço do primeiro semestre e estabelece novas ações conjuntas em Niterói PDF Imprimir E-mail

ggimFoi realizada na manhã desta quinta-feira (7.8) a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro contou com as presenças do prefeito da cidade e de representantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Defensoria Pública e da Receita Federal, além das secretarias municipais de Ordem Pública, Executiva e NitTrans.

No balanço feito, todos os índices de criminalidade diminuíram em relação a 2013, menos o roubo a transeuntes. Essa modalidade de crime não atingiu as metas de redução no município, e por isso um plano de ação integrada entre as polícias Militar, Civil e Secretaria Municipal de Ordem Pública será colocado em prática nos próximos dias.

“Vamos iniciar operações no Centro de Niterói com a participação da PM, da Polícia Civil e da Guarda Municipal visando diminuir esse tipo de roubo. Esse índice é preocupante em todo o Estado e em Niterói ainda não conseguimos atingir a meta. Com certeza teremos sucesso com esse trabalho conjunto”, explicou o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Gilson Chagas.

O delegado titular da 76ª DP (Centro), Gláucio Paz, disse que o trabalho integrado das delegacias de Niterói com a PM tem possibilitado a identificação de criminosos e a expedição de mandados de prisão. Ele informou que somente em julho, na região do Centro, foram cumpridos 24 mandados de prisão.

“Identificamos criminosos nos morros do Estado e da Chácara, e na comunidade do Sabão.

Temos conseguido redução das metas de índices criminais no Centro. Com esse plano de ação conjunta que vamos implementar junto com a PM e a Guarda Municipal, trabalharemos na identificação de pessoas que vêm de outros municípios que praticam pequenos delitos no Centro e também em Icaraí e no Fonseca. Acredito que vamos conseguir uma boa resposta e a sociedade irá sentir a diferença”, afirmou o delegado.

A participação efetiva da Prefeitura de Niterói na implantação de medidas para combater a violência no município também foi destacada no encontro. Entre as iniciativas da nova gestão estão a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Região Oceânica, cujas obras começaram em maio;  o aumento do efetivo da Guarda Municipal, com a entrada de mais 350 guardas por concurso público realizado em julho; além da reforma dos espaços onde estão funcionando as companhias destacadas da PM nos morros do Estado, do Cavalão e nos bairros do Fonseca e Pendotiba; e da nova sede da Delegacia de Homicídios, que recebeu reforço no efetivo e conta com 180 policiais.

O desenvolvimento do programa “Crack é possível vencer” também integra o conjunto de ações municipais na área de ordem pública. Quarenta e oito guardas municipais já foram treinados com técnicas diferenciadas de abordagem voltadas para saúde pública e atendimento comunitário, para atuarem na prevenção de pequenos delitos em apoio às secretarias de Assistência Social e Saúde. Na próxima semana, o município receberá um ônibus para dar suporte às ações do programa.

“As reuniões do Gabinete de Gestão são de fundamental importância para fortalecer a parceria entre todos os órgãos envolvidos na área de segurança. O problema da violência não ocorre somente em Niterói, mas aflige a população da cidade. É fundamental que, mesmo sendo atribuição do Estado, a prefeitura cobre e coopere com a área de segurança pública e tenha integração com as forças de segurança", disse o prefeito, acompanhado do secretário municipal de Ordem Pública, coronel Marcus Jardim.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira, e representante do Conselho de Conselho Comunitário de Segurança Pública.