Prefeitura vai inaugurar obras de reforma em dez unidades básicas de saúde até novembro PDF Imprimir E-mail

reformas08/08/2014 - A Prefeitura inaugura no próximo dia 28, as obras de reforma da Clínica Comunitária da Família no Cantagalo, na região de Pendotiba.

Segundo o prefeito da cidade, outras nove unidades básicas de saúde em intervenção também serão entregues nos próximos meses:  Matapaca (21/8), Maravista (4/9), Várzea das Moças (11/9), Barreto (18/9) e Morro do Estado (25/9). Para outubro, estão previstas os postos do Preventório, Baldeador e Santa Bárbara e, em novembro, da comunidade Souza Soares.

Após a obra, a unidade do Cantagalo contará com quatro consultórios, salas para agentes comunitários de saúde, de vacina, de curativos, higiene bucal, grupos, arquivo, consultório odontológico, além de instalações administrativas.

A unidade, além das especialidades básicas já atendidas pelo programa Médico de Família (Pediatria, Clínica Médica e Ginecologia) contará com uma outra especialidade que será levantada por meio do perfil epidemiológico da região. O posto atende cerca de 10 mil pessoas no Cantagalo e parte do Badu.

O prefeito afirmou que a rede de saúde da cidade passa por uma ampla reformulação.

"Graças a união entre a Prefeitura e os governos federal e do Estado, estamos reestruturando a rede de saúde de Niterói que foi completamente abandonada e sucateada nos últimos anos. Além de reabrir o Getulinho e iniciar a construção de uma nova emergência pediátrica na cidade, nós conseguimos recursos para a reforma do Mário Monteiro, que já começou, iniciamos a reforma do Carlos Tortelly. Outras 20 unidades estão em obra com a ajuda de recursos do governo federal. Gradualmente, estamos reestruturando a rede para que volte a prestar um serviço de qualidade e se torne uma referência para o Brasil e o Estado do Rio", disse.

O prefeito lembrou que, com o programa Mais Saúde, Niterói se tornará a primeira cidade da região metropolitana do Rio a ter todas as famílias que mais precisam assistidas pelo Programa Médico de Família e citou outras iniciativas como a reinauguração do posto na Grota do Surucucu (São Francisco) e a inauguração de unidades no Viçoso Jardim e na Teixeira de Freitas, no Fonseca.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, falou sobre a nova estratégia para a área de saúde.

"É muito importante concretizar essa estratégica do Médico de Família como a porta de entrada do sistema de saúde. Há uma mudança na lógica de atendimento, que prioriza o acolhimento das pessoas. Tenho certeza que vamos conseguir um belo resultado na área da saúde", explicou.

UMEI Piratininga e Escola no Vale Feliz

Ao lado da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, o prefeito acompanhou também o andamento das obras de construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) em Piratininga e de uma escola de ensino fundamental na localidade Vale Feliz, as duas na Região Oceânica.

A UMEI Piratininga vai oferecer 140 vagas para crianças de dois a cinco anos. Funcionará em período integral, em um prédio de três andares, com sete salas de aula e um terraço para que os alunos tomem sol. A previsão de inauguração é janeiro.

A escola de ensino fundamental no Vale Feliz vai atender até 500 crianças, de seis a 12 anos. Funcionará em um prédio sustentável, com uso de energia solar e reaproveitamento de águas pluviais. Terá 10 salas de aula, auditório, biblioteca e quadra esportiva. A previsão é que a escola seja entregue em fevereiro.

"A nova administração da Prefeitura está com um programa expressivo de investimentos na área de educação, tanto na rede física das unidades, como na qualificação da rede e na valorização dos profissionais. Niterói tem todas as condições de ter a melhor rede municipal de educação do Estado do Rio de Janeiro", afirmou o prefeito