Ciclovia da Rua Timbiras será inaugurada em setembro PDF Imprimir E-mail

ciclo-timbiras
08/08/2014 - Durante visita às obras de implantação de uma ciclovia na Rua Timbiras, em São Francisco, na zona sul da cidade, o prefeito disse que a via deverá ser inaugurada em 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro.

A ciclovia, de cerca de 1,2 quilômetro de extensão, terá quatro traffic calmings (nos cruzamentos com as ruas General Rondon, Goitacazes, Tupinambás e Tapajós) e cada quarteirão terá um tipo de separador com a rua: tachões, meio-fio, canteiros com jardim e olho de gato. .

De acordo com a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), dois dos traffic calmings já foram concluídos e foram implantados 300 metros de segregadores na via.

Toda a pista da ciclovia será pintada de vermelho. Terá 2,80 metros de largura, da calçada até o segregador. Os traffic calmings ganharão sistema de drenagem para evitar inundações.

O prefeito destacou a importância da obra para a cidade.

"A ciclovia da Timbiras é um projeto piloto, que será levado para outros bairros. Ela integra o programa Niterói de Bicicleta, da atual gestão, que está implantando ciclofaixas e ciclovias. Começamos com 15 quilômetros, hoje temos 40 quilômetros, ou seja, em 18 meses fizemos mais do que nos outros anos. E com os projetos em parceria com a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina/Cooperação Andina de Fomento) e o de revitalização do Centro, vamos chegar a quase 80 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas nos próximos anos. Niterói será a cidade maior percentual de ciclovias por habitante no Brasil e terá um transporte mais saudável e mais sustentável", opinou.