UMEI do Barreto está com matrículas abertas PDF Imprimir E-mail

Unidade será inaugurada em setembro na comunidade Buraco do Boi

12/08/2014 - A Secretaria Municipal de Educação Ciência  e Tecnologia está com matrículas abertas para a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Jacy Pacheco,localizada em um antigo Ciep na comunidade Buraco do Boi, no Barreto, Zona Norte da cidade. A unidade, a décima implantada pela nova gestão da Prefeitura de Niterói, será inaugurada no dia 1º de setembro.

As inscrições se iniciaram no dia 11 e agosto  e terminam  na  próxima sexta-feira (15.8). Os documentos necessários para a matrícula são: certidão de nascimento da criança, identidade do responsável  e comprovante de residência. O atendimento é de 9h às 16h, na própria unidade escolar.

A UMEI Jacy Pacheco terá capacidade para 360 alunos, sendo 160 na Educação Infantil (3 a 5 anos) e 200 no Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos), e vai funcionar em tempo integral. Serão 16 salas de aula, sala de artes, sala de recursos e sala multimeios, além dos laboratórios de informática e de ciências, contando também com  biblioteca, auditório, parque e duas quadras.

O projeto prevê ainda a climatização de todas as dependências e condições de acessibilidade para alunos com deficiência física.

A construção de novas UMEIs integra o programa Mais Infância, lançado pela Prefeitura de Niterói em 2013 e que tem por finalidade qualificar e expandir em 80% a Educação Infantil do município. Este processo está sendo desenvolvido em três vertentes: construção e reforma de escolas, municipalização de unidades estaduais e incorporação de creches conveniadas.

O programa Mais Infância é uma parceria do município com o governo federal através do programa Brasil Carinhoso. Em apenas 15 meses já foram entregues nove das 20 UMEIs previstas para serem construídas até 2016. Elas estão situadas nos bairros do Fonseca (Vila Ipiranga e Magnólia Brasil), Caramujo, Maceió, Sapê, Itaipu, Santa Rosa e Jacaré (Piratininga) e também no Centro de Niterói.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, destacou a importância da expansão da educação infantil no município.
"Acreditamos que a entrega destas unidades representa um passo importante porque estamos garantindo o direito das crianças a uma educação de qualidade”, afirmou.