Prefeitura vai promover mudanças na ciclofaixa da Estrada Fróes PDF Imprimir E-mail

Ciclofaixa será compartilhada com calçada em São Francisco para melhorar fluidez do trânsito de quem sai do túnel e da própria Fróes

13/08/2014- A Prefeitura de Niterói vai realizar mudanças na ciclofaixa da Estrada Leopoldo Fróes, em São Francisco, na zona sul da cidade, para melhorar a fluidez do trânsito no local.

Na tarde desta quarta-feira (13/8), o prefeito da cidade, acompanhado do vice Axel Grael, do presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha, e da secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, esteve no local e anunciou as medidas.

Uma das mudanças será a criação de um trecho compartilhado entre a ciclovia e os pedestres nas próximas semanas. Ele vai do cruzamento da ciclovia com a Fróes até a sede da Neltur. Com a alteração, será implantada uma terceira faixa de rolamento na região, duas para quem sai do Túnel Roberto Silveira e uma para os motoristas que vem da Fróes.

A Prefeitura também estuda para os próximos meses a mudança de toda a ciclovia da Fróes para o lado direito.

"Vamos resolver esse gargalo do trânsito na saída da Fróes, de forma a melhorar a circulação, trânsito e a segurança dos ciclistas e pedestres. E em uma segunda etapa, estamos estudando a possibilidade de transferir toda a ciclofaixa para o lado direito. Com o programa Niterói de Bicicleta, a cidade vem obtendo resultados importantes para o incentivo às bicicletas, melhoria na mobilidade, na circulação, de maneira mais saudável, mais sustentável", explicou o prefeito.

O coronel Paulo Afonso afirmou que será implantada uma rampa com redutores de velocidade no cruzamento da ciclofaixa com a Estrada Fróes que dará acesso direto na calçada. Afirmou ainda que, no trecho compartilhado, a calçada será nivelada à ciclovia.

"A faixa do ciclista vai sair da rua e compartilhar com a calçada, como existe perto da UFF.  A bicicleta vai vir junto com o pedestre na calçada, tudo demarcado. Será feito um acesso especial onde a ciclofaixa cruza a Fróes com redutores de velocidade para evitar freadas. Com essas medidas, vamos criar uma nova faixa de rolamento e restabelecer a fluidez da Fróes, acabando com a retenção da via", disse.

O vice-prefeito Axel Grael disse que o local ficará mais seguro para os ciclistas e motoristas. "Todos continuarão tendo espaço, vamos aumentar o fluxo de bicicletas e dar mais segurança ao ciclista e equacionar o problema do trânsito", opinou