Prefeitura de Niterói anuncia novas obras de contenção no bairro do Caramujo PDF Imprimir E-mail

19/08/2014 - A Prefeitura de Niterói concluiu o processo de licitação para obras de contenção de encostas em diversas ruas do bairro do Caramujo, Zona Norte da cidade, entre elas a Jerônimo Afonso, na qual houve deslizamento provocado pelas fortes chuvas de 2010. Serão realizadas várias intervenções, no valor total de R$ 5.618.393,91, que também incluem as ruas A, B, D e Selma. O prazo de conclusão dos serviços é de 12 meses a partir do início das obras.

Este é o segundo bloco de obras de contenção no Caramujo. No início do mês, a prefeitura deu a ordem de início para as intervenções na Rua Bombeiro Américo, também localizada no bairro. No local, as obras serão divididas em duas etapas. Após a realização de sondagens, foi constatado um forte processo de erosão, deixando a área vulnerável a deslizamentos, sendo necessária a execução de dois muros de contenção (com 7m e 5m), com guarda-corpo e calçadas.

Serão implantados também drenos profundos no nível inferior dos muros e canaletas para captação e direcionamento das águas pluviais para um córrego existente no local. Três escadas de acesso serão construídas.

Recapeamento chega à Engenhoca

O programa de rejuvenescimento asfáltico da Prefeitura de Niterói chegou à Engenhoca, Zona Norte da cidade. As obras serão realizadas nas avenidas Renato Silva e João Mendes, que são cortadas pelo canal do bairro. O novo asfalto será aplicado nos 800 metros das vias.

Paralelamente, os trabalhos de recuperação do asfalto continuam na Estrada da Ititioca e na Avenida Rui Barbosa, em São Francisco. Na Rua Riodades, no Fonseca, a previsão é que os serviços sejam finalizados nas próximas horas.

Em parceria com o Estado ou com recursos próprios, a nova administração da Prefeitura de Niterói, nos últimos meses, já implantou ou recuperou mais de 140 quilômetros de rua em todos os bairros.