Comunidade do Preventório ganha Centro de Oportunidades e Cidadania PDF Imprimir E-mail

Foi inaugurado um espaço e também assinou autorização para a licitação da creche que será construída na comunidade em terreno doado pela UFF

26/08/2014 - A comunidade do Preventório, em Charitas, Zona Sul de Niterói, ganhou na manhã desta segunda-feira (25.8) um espaço voltado para a inclusão digital e capacitação profissional. O Centro de Oportunidades e Cidadania foi inaugurado pelo prefeito da cidade. O local dispõe de um telecentro que, além de acesso à internet, vai oferecer cursos na área de informática; e também de salas para cursos que têm como objetivo profissionalizar os moradores para o mercado de trabalho.

O Centro é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, por meio das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, com a organização não-governamental Instituto Sete. A entidade atua na comunidade ministrando cursos há sete meses para cerca de 60 alunos da comunidade. Com a inauguração do espaço, o instituto poderá ampliar o número de vagas para cerca de 200 e aumentar o número de cursos oferecidos, contando com a parceria do Senai e Senac.

Entre os cursos que serão ministrados no local estão o de panificação e o de eletrônica, além de aulas de música e pré-vestibular comunitário. Uma das salas do Centro conta com todos os equipamentos para a confecção de pães e para instalação de uma futura padaria comunitária.

.

O prefeito destacou a importância da parceria e da integração da gestão municipal com a sociedade civil, o meio acadêmico e as associações de moradores em projetos para melhorar a qualidade de vida da população.

“Estou muito feliz de estar aqui. Hoje é um dia marcante porque estamos podendo fazer ainda mais ações na comunidade do Preventório, uma das mais importantes de Niterói. Quero agradecer a todos os voluntários do Instituto Sete, que têm feito um trabalho importante aqui. Nosso entendimento é que a prefeitura tem que fazer sua parte, mas também deve buscar parcerias com as associações de moradores, com as igrejas, organizações da sociedade civil e universidades. É isso que nós estamos concretizando aqui hoje. Uma belíssima parceria para a cidadania. Com esse projeto estamos fazendo um trabalho de prevenção contra a violência, criando caminhos para a juventude, que precisa de oportunidades”, afirmou.

O vice-prefeito, Axel Grael, também ressaltou que o Centro de Cidadania e Oportunidades é um espaço para a transformação da vida dos jovens da comunidade.

“Estamos abrindo mais um equipamento social que promove a integração e a inclusão de jovens dessa comunidade no mercado de trabalho, faz com que se qualifiquem para que possam ter um acesso melhor às oportunidades de emprego. O desafio que nós temos é enorme, não vamos fazer as transformações necessárias à vida das pessoas apenas com o esforço de governo, mas com a integração do trabalho do governo com as organizações com foco especializado, como o Instituto Sete, e com as associações de moradores. Estamos no caminho certo, com mais um equipamento que já mostrou, em outras comunidades, que  promove a motivação dos jovens e abre janelas de interesse na cabeça desses jovens. Isso é que vai trazer a transformação que buscamos”, disse Grael.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, lembrou que o telecentro do Preventório é o quinto inaugurado este ano pela atual gestão. “Esse equipamento dará oportunidade de acesso às mídias digitais e a cursos profissionalizantes a centenas de jovens e adultos dessa comunidade. Esperamos com isso estarmos contribuindo com a formação da cidadania e com o acesso à inclusão digital dos moradores do Preventório”, disse Flávia.

Para o presidente da Associação de Moradores do Preventório, Rafael Sales, a inauguração do telecentro e dos demais espaços para cursos profissionalizantes vai ajudar não sós os jovens, mas também os adultos da comunidade. “Muitos adultos também não têm acesso a cursos profissionalizantes. Com esse espaço isso vai mudar. Gostaria muito de agradecer à prefeitura, que têm trazido muitas melhorias para o Preventório”, afirmou.

Preventório terá nova creche para 280 crianças

Durante a cerimônia de inauguração do Centro de Oportunidades e Cidadania, o prefeito assinou a autorização da abertura do processo de licitação para a construção de Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), em área cedida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Preventório.

A creche terá capacidade para receber 280 crianças em horário integral . O prédio terá três pavimentos, 14 salas de aula, sala de recursos, sala multimeios e pátio coberto. A construção será sustentável, dotada de energia solar e reuso da água da chuva.

As obras começam esse ano para serem concluídas no final de 2015.

Também participaram da cerimônia o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques; o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade; o presidente do Instituto Sete, Rodrigo Dias, entre outros.