Prefeitura e governo estadual vão agilizar quatro projetos em andamento PDF Imprimir E-mail

Prefeito e secretário estadual de Obras se reuniram para conversar sobre programa de pavimentação e drenagem na RO, RJ-100, Rio Imagem 2 e Mercado Municipal. Prefeito ainda visitou obras do CISP

vistoria
28/08/2014
- A Prefeitura de Niterói e o governo estadual vão agilizar quatro projetos prioritários em parceria que estão em andamento.

Nesta quinta-feira (28/8), o prefeito da cidade e o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto, se reuniram para discutir os projetos. Um dos assuntos conversados foi o programa de pavimentação e drenagem de ruas da Região Oceânica. O prefeito destacou que, em setembro, serão entregues cerca de dez ruas do Bairro Peixoto e que o trabalho nas vias da localidade de Maravista será intensificado nos próximos meses. A meta é que, até o fim do ano, 140 ruas estejam recuperadas.

"Esse programa é o maior investimento em infraestrutura e pavimentação da história da Região Oceânica. Cerca de 40 ruas já foram entregues em Piratininga e Camboinhas. Esses investimentos vão melhorar muito a qualidade urbana e de vida dos moradores", disse o prefeito, que visitou no início da tarde o andamento das obras no Bairro Peixoto.

O prefeito e José Iran também conversaram sobre o novo Mercado Municipal da cidade. De acordo com o secretário, o projeto licitatório para a obra está em andamento.

O empreendimento, com previsão de conclusão em 2015,  ocupará uma área de 8.020 metros quadrados. Está prevista a recuperação da estrutura metálica e restauração da fachada, preservando o estilo arquitetônico original da edificação, a implantação de 63 boxes para a comercialização de produtos, espaços para a instalação de restaurantes, áreas internas de convivência, paisagismo e estacionamento.

Outro projeto discutido entre o prefeito e o secretário foi o Rio Imagem 2.  Será realizada uma reunião entre a Prefeitura, as secretarias estadual de Obras e municipal de Saúde para agilizar o desenvolvimento do projeto.

A obra já foi iniciada e já teve concluída a primeira etapa de terraplanagem e canteiros. O Rio Imagem 2 ocupará uma área total de cerca de 5 mil metros quadrados e contará com três salas de raio-X, duas de ressonância, duas de tomografia, cinco salas de ultrassonografia, quatro de eletrocardiograma e duas de mamografia. Vai  oferecer à população exames gratuitos, como tomografia computadorizada de artérias coronárias e ressonância de mama.

A recuperação da RJ-100 também esteve em pauta. O prefeito solicitou ao secretário apoio e orientação junto ao DER-RJ (Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro) para  acompanhar a obra, que deverá ser concluída ainda este ano. Segundo o chefe do Executivo municipal, a intervenção é muito importante para a mobilidade e qualidade de vida de moradores da região de Pendotiba e de São Gonçalo.

"Essa integração entre a Prefeitura e o governo estadual tem sido decisiva para a retomada de investimentos em infraestrutura e qualidade urbana da cidade", disse o prefeito.

O secretário José Iran afirmou que as parcerias são firmes e duradouras.

CISP

Ainda na manhã desta quinta-feira, o prefeito acompanhou o andamento das obras de construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Piratininga, na Região Oceânica.

Toda a parte de terraplanagem e escavação já foi concluída e esta semana os operários estão trabalhando na colocação das 41 estacas raízes que serão o suporte para fase de implantação da laje e início da  estruturação do prédio que terá quatro andares.

Com previsão de conclusão em  2015 , o local ocupará uma área de 1.756 metros quadrados. Contará com 500 câmeras. Vai integrar todas as forças de  segurança da cidade  que terá  os bairros monitorados durante 24 horas.

O edifício abrigará também a sede da Administração Regional da Região Oceânica e o Centro de Controle Operacional (CCO), que vai monitorar o trânsito na cidade.