Prefeitura presente na reinauguração do Centro de Artes da UFF PDF Imprimir E-mail

centro-de-arte-uff
07/09/2014
- A Prefeitura de Niterói esteve presente nesta sexta-feira (5.9) na cerimônia de reinauguração do Centro de Artes da UFF, em Icaraí. O completo cultural, que inclui teatro, cinema, galeria de arte e espaço para exposições fotográficas, passou por um amplo processo de reforma e modernização.

A cerimônia foi iniciada com a apresentação da cantora Tereza Machado, que também é superintendente do Centro de Artes. Após o show, um vídeo mostrou as etapas da obra.

O prefeito da cidade integrou a mesa de autoridades ao lado do reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto de Souza Salles; do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, que representou o Ministro da Educação, José Henrique Paim; do superintendente de Arquitetura e Engenharia da UFF, Luiz Augusto Cury Vasconcellos, além da superintendente Tereza Machado.

O chefe do Executivo municipal destacou que este dia é muito especial para toda a população de Niterói, com a entrega à sociedade deste complexo com essa qualidade.

"Hoje é um dia muito especial para Niterói e toda a nossa região. Falo não como prefeito, mas como morador da cidade, que já frequentou muito o Centro de Artes da UFF. Realmente ficou muito bonito e de alta qualidade. Queria parabenizar todos os profissionais que atuaram nesse projeto, e ao Ministério da Educação, que deu o apoio. Esse grande complexo de cultura, arte e educação vai contribuir muito para elevar ainda mais a qualidade desses setores na nossa cidade. A prefeitura tem trabalhado com muita integração e diálogo com a universidade em várias frentes. Tenho certeza que essa integração vai se traduzir também numa agenda muito proativa com o Centro de Artes da UFF. Não tenho dúvida que esse espaço, que já foi referência para Niterói, passará a ser referência no nosso estado e no país", afirmou.

O prefeito lembrou que durante um período parte das obras do complexo ficaram embargadas pela prefeitura, mas que ele autorizou a retomada dos trabalhos assim que assumiu a gestão municipal por considerar a importância do Centro de Artes para a cidade.

Ele também anunciou que enviará para a Câmara de Vereadores um projeto para doar à UFF a parte do Cinema Icaraí que foi desapropriada pela prefeitura.

Para uma plateia formada por funcionários e reitores de outras universidades federais do Estado, o reitor Roberto Salles agradeceu a todos que participaram do processo de revitalização do Centro de Artes.

"Conseguimos sensibilizar o MEC de que esse equipamento cultural não é importante apenas para a universidade, mas para toda a comunidade da nossa cidade e dos municípios vizinhos, como São Gonçalo e adjacências, que tem uma população em torno de 2,2 milhões de pessoas. Eu fico muito feliz de poder estar reitor neste momento e de poder entregar esse complexo cultural para toda a população da nossa região. O processo não foi fácil, mas hoje afirmo que lançamos as bases para que ao final da gestão do próximo reitor, a UFF esteja entre as três melhores universidades do país", ressaltou o reitor.

Acompanharam o prefeito, o vice-prefeito, Axel Grael; os secretários de Cultura, Arthur Maia, e de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros; o presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), André Diniz; e o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes.