logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
NitTrans começará nesta segunda(15) aplicação de 'Multas Morais' PDF Imprimir E-mail

12/09/2014 - A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) começará na próxima segunda(15/9) a ação educativa de aplicação de advertências a motoristas que cometerem irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Denominada 'Multa Moral', consiste em advertir os condutores de uma forma preliminar e educativa, sem a emissão de autuação, para que haja reflexão sobre a importância de se seguir a lei. Esta campanha é baseada no artigo 267 do Código e serão consideradas multas morais aplicáveis, infrações leves ou médias. Somente educadores e operadores da autarquia, que não tem o credenciamento para autuação, irão participar da ação de conscientização no trânsito.


"Acredito que a finalidade do Código de Trânsito Brasileiro não é multar, senão a carteira não seria suspensa nos 20 pontos. O Código esperaria chegar aos 200 porque arrecadaria mais. Por isso, ações educativas são necessárias e contribuem muito  para a redução de acidentes. Só em 2013, o Brasil teve 70 mil mortes em acidentes de trânsito, enquanto a Alemanha está quase zerando os óbitos no trânsito.  E como se consegue isso? Com ações educativas como a Multa Moral, nome fantasia dessa iniciativa que está sendo implementada em Niterói", disse o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha.
Os condutores receberão as notificações morais e serão registradas de forma interna. Caso haja reincidência, será lavrada a punição normalmente. As infrações consideradas graves ou gravíssimas não serão aplicadas as advertências. Inclusive pedestres poderão receber as 'multas morais', previstas no inciso segundo do artigo 267.
 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ