Agentes da NitTrans promovem retirada de poste que tombou em Charitas PDF Imprimir E-mail

16/09/2014 - Um poste semafórico da NitTrans tombou na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, sentido Centro, devido a uma forte ventania que atingiu a cidade ao longo desta terça(16/9). Não houve feridos. Agentes da autarquia estiveram no local para ordenamento do trânsito, que não chegou a ser comprometido. Alguns postes, devido à oxidação pela proximidade do mar, tendem a ter a base corroída com mais rapidez.

Para evitar novos tombamentos, a NitTrans irá promover a substituição de cerca de 50 postes semafóricos que estão com a base oxidada em algumas das principais vias da cidade. As trocas deverão ocorrer até o final do ano. As principais vias beneficiadas serão a Avenida Visconde do Rio Branco e Rua Marquês do Paraná, no Centro, a Avenida Quintino Bocaiúva, em São Francisco, Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, em Icaraí, além de algumas vias do Largo da Batalha.

"A troca desses equipamentos são importantes, pois com o tempo eles oxidam, até mesmo por causa da maresia, desse contato próximo ao mar, no caso da Visconde do Rio Branco e as das orlas de Icaraí e São Francisco. Houve, recentemente troca dos equipamentos na Alameda São Boaventura, no Fonseca, e na Roberto Silveira, em Icaraí, e vamos, aos poucos, substituir àqueles que apresentarem sinais de desgaste e possam proporcionar riscos de queda", disse o diretor de infraestrutura viária da NitTrans, Bruno Amaral.

Os novos equipamentos são de aço galvanizado à fogo, cilíndricos e de espessura mais fina, à prova de corrosão, resistente à maresia e com durabilidade de até 20 anos, quatro vezes mais que os que serão substituídos, que são de ferro e de manutenção a cada cinco anos.

Desde 2013, 48 postes já foram substituídos e 26 novos foram implementados ao longo da cidade. Além desses 50 novos equipamentos, mais 150 já foram licitados e deverão ser colocados até meados de 2015. A população pode contribuir, alertando a autarquia quando visualizar equipamentos semafóricos em estados ruins de conservação, mandando email para nittrans@niteroi.rj.gov.br