Operação de Combate aos Crimes Ambientais PDF Imprimir E-mail

16/09/2014 -Na manhã da segunda-feira, 15 de setembro, foi realizada uma operação da Secretaria de Meio Ambiente contra crimes ambientais em Pendotiba, Niterói. A Secretaria vem acompanhando com precisão as ocupações irregulares nas áreas mais frágeis e as que ainda possuem o sistema ecológico preservado.

Após diversas vistorias e notificações, foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente informações sobre um grande loteamento irregular na Região de Pendotiba, mais precisamente na área conhecida como Muriqui Pequeno. Após despachos e análises entre os órgão, deflagrou-se uma operação com mandados de busca e apreensão no intuito de identificar e punir os responsáveis.

Às 04h30min, funcionários da Secretaria e da Delegacia reuniram-se na cidade da polícia e iniciaram a operação, que contou com 12 homens, 3 viaturas e apoio de helicóptero a fim de gravar e marcar as coordenadas, bem como, analisar melhor o tamanho do impacto na área de abordagem.

A ação logrou êxito ao encontrar o autor das condutas, que foi conduzido à delegacia para qualificação e esclarecimentos. O processo criminal seguirá seu curso normal havendo pelo menos 06 crimes já identificados pela autoridade policial e perícia, dentre eles: Parcelamento irregular do solo; Supressão de árvores; Desvio de curso de rio; Poluição.

Toda área já se encontra mapeada e diversos desdobramentos iniciados pela Secretaria serão executados durante a semana. Ocorrerão interdições, multas, demolições administrativas e, posteriormente, recuperação de área degradada.