Prefeitura inicia obras da nova sede da Guarda Municipal, no Barreto PDF Imprimir E-mail

guarda-barreto17/09/2014 - Foi assinada na manhã desta quarta-feira (17/9) a ordem de início das obras de construção da nova sede da Guarda Municipal, no terreno onde funcionava o antigo Grupo de Companhias de Administração Militar (4º GCAM), no Barreto, zona norte da cidade.

As obras, que terão início imediato, receberão investimentos de R$ 14,4 milhões. A previsão de conclusão é de até 18 meses. O local abrigará também a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e o Departamento de Fiscalização de Postura.

A nova sede ocupará um terreno de 45 mil metros quadrados e terá 2,7 mil metros quadrados de área construída. Com instalações modernas, a sede contará com salas de aula, alojamentos para agentes, auditório, canil, refeitório, stand de tiros, entre outras.

O empreendimento contará com o mesmo padrão de outras obras da Prefeitura,  com sistema de reuso de água e de iluminação, sendo mais econômico e ecologicamente correto. Todo o complexo terá acessibilidade para deficientes com pisos táteis e direcionais.

O prefeito da cidade afirmou que vem trabalhando para dar uma qualidade de vida melhor aos guardas municipais e consequentemente para a população da cidade.

Ele lembrou que dentre as medidas adotadas estão à implantação do Regime Adicional de Serviço (RAS), que permite que o guarda trabalhe no horário de folga ganhando hora extra, além da aprovação do Plano de Cargos e Salários ( PCCR), entre outras medidas.

“Estamos cumprindo os compromissos assumidos. Já conseguimos o plano de cargos , o RAS , o concurso da Guarda  que vai dobrar o efetivo e o início da construção dessas instalações que darão mais conforto a nossos guardas e nossos servidores”, declarou.

O vice-prefeito, Axel Grael, elogiou a tropa. Disse que os próprios uniformes já se tornaram uma marca da corporação na cidade.

“Eles estão presentes nos eventos e em todos os acontecimentos. .Estão sempre ali quando necessário, mostrando uma nova fase, uma diferença de atuação que é refletida por conta dos gestores que estão administrando Niterói , e a sociedade hoje já reconhece isso e sente o peso dessa corporação na rua “ afirmou..

Morador do Barreto, o presidente da Câmara Municipal de Niterói Paulo Bagueira,  falou da importância da construção da sede da guarda para o bairro.

“Isso reflete no comportamento da corporação e consequentemente no trabalho que é levado para a rua. Hoje a Guarda Municipal de Niterói é uma referência em todo o Estado “, concluiu Bagueira.

O secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, disse que a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas terão instalações mais confortáveis para que as equipes possam trabalhar, se capacitar e receber os contribuintes.

“ Temos que agradecer  ao prefeito de Niterói que está dando uma casa para a guarda e para a fiscalização. São essas pessoas que estão presentes no dia a dia nas ruas olhando a cidade e buscando um ordenamento  atuando entre outros em projetos como o Calçada Livre. Eles hoje são presença ostensiva no município. A sede será realmente uma verdadeira Cidade da Ordem Pública e marcará um tempo em Niterói“, salienta Marcus Jardim.