Seop inicia Operação Visibilidade PDF Imprimir E-mail

guarda-municipal1
19/09/2014
- A Secretaria de Ordem Pública de Niterói fez nesta sexta-fera (19-09), o piloto da Operação Visibilidade na cidade, que tem como objetivo realizar açõesdiáriasem pontos estratégicos para minimizar e ajudar a coibir pequenos delitos. Foram mapeados e diagnosticados 20 pontos em locais como Centro dacidade,Zona Norte, Zona Sul e Região Oceânica onde se registram ocorrências de pequeno porte.Com a Operação Visibilidade, a Prefeitura de Niterói esperacolaborarcom o governo do estado nas atuações de segurança implantadas no município, através do patrulhamento ostensivo e preventivo..A OperaçãoVisibilidade nãotem prazo para acabar.

A operação inclui intensificação a apresentação ostensiva da presença da Guarda, sempre em horários de pico, quando é grande o número de pessoas transitando nos bairros e a incidência de transgressões aumenta. Serão em média 40 Guardas Municipais, descolados para pontos específicos em locais como Praia de Icaraí, Marques do Paraná, Alameda São Boaventura e Trevo de Itaipu entre outros lugares.

Os agentes poderão estar em duplas ou com um efetivo maior, dependendo da necessidade detectada nos bairros. O grupamento de trânsito também marcará a presença em locais de grande fluxo de travessia de pessoas colaborando também com medidas de orientação ao trânsito

Todos os guardas estarão de prontidão para acionar se necessário, apoio de outras unidades, além da Policia Militar e de policiais que estejam trabalhando em Regime de Proeis ( Programa Estadual de Integração na Segurança).No Campo de São Bento, o grupamento da Guarda estará atuando com duplas de bicicletas para agilizar o atendimento aos visitantes do local e também atuando junto com Proeis.

“ O prefeito está realizando uma série de medidas na cidade com o objetivo de colaborar com o governo do estado que é a quem cabe garantir a segurança da população, com ações que ajudem a minimizar essas chamadas manchas de ocorrências criminais. Por isso nos orientou a iniciar a Operação Visibilidade que ajuda a atuação de forma preventiva, e da mais sensação de segurança a população o que é muito importante.Com isso acreditamos que estaremos colaborando para evitar pequenos delitos nos bairros e consequentemente dar mais tranquilidade a seus moradores” explicou Marcus Jardim, secretário de ordem pública de Niterói.

Além de patrulhamento através de veículos baseados em esquinas, praças, e passeios públicos, a Operação Visibilidade conta também com efetivo circulando a pé .

“ Os horários serão variados e o número de guardas nos pontos também. Faremos rodízios para atender ao fluxo de pessoas.O importante é estarmos presentes de forma ostensiva” finalizou Marcus Jardim.