Mobilização no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias PDF Imprimir E-mail

limpeza-de-praia
22/09/2014 -
No último sábado (20/09), em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói organizou uma mobilização para a coleta de resíduos em diversas praias da cidade e no rio Jacaré. Todo o material foi separado, catalogado e entregue às empresas de limpeza urbana para reciclagem. Cerca de 200 pessoas se envolveram nas frentes da limpeza, sendo elas crianças, escoteiros, jovens das escolas públicas e privadas, universitários e demais voluntários.

A iniciativa teve 3 objetivos:

1- Encaminhar relatório dos resíduos encontrados aos órgãos do Brasil e do mundo a fim de se compreender a cadeia do resíduo;

2- Traçar políticas públicas do pré-consumo à reciclagem para preservação do meio ambiente;

3- Despertar a consciência da população sobre um grande problema do mundo: o destino inadequado do lixo.

Com o apoio da Secretaria de Educação e SECONSER,as praias contempladas foram Icaraí, Flechas, São Francisco, Jurujuba (Adão e Eva), Itaipú, Piratininga, Camboinhas, Sossego e Itacoatiara, além de um trabalho de limpeza no rio Jacaré. Os lixos mais encontrados foram resíduos de cigarro, papel, tampinhas de garrafa, garrafas PET e embalagens de alimento.