Prefeitura dá início às obras de construção da UMEI do Vale Feliz, no Engenho do Mato PDF Imprimir E-mail

umei-engenho-do-mato22/09/2014 - Foi assinada na tarde desta segunda-feira (22.9) a ordem de início das obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil do Vale Feliz, localizada no Engenho do Mato, na Região Oceânica. A obra terá prazo de sete meses para ser concluída e a previsão é que comece a funcionar em agosto de 2015. A UMEI vai atender a 140 crianças de 2 a 5 anos e 11 de meses, em tempo integral.

O projeto, com investimento previsto de aproximadamente R$ 2,5 milhões, segue o padrão estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) visando ao melhor aproveitamento pedagógico dos alunos. Todas as UMEIs estão sendo construídas na atual gestão com ambiente climatizado e adaptado para permitir a acessibilidade de alunos com necessidades especiais. Serão sete salas de aulas, sala de multimeios, sala de recursos, secretaria, refeitório, cozinha e uma quadra esportiva coberta. A escola será sustentável, visto que contará com reaproveitamento da água da chuva e com uso da energia solar.

O prefeito da cidadde destacou que a atual gestão já inaugurou 14 escolas.

"Nunca se inaugurou tantas unidades de educação no município como agora. E todas são escolas de bom padrão. Tenho certeza que as famílias de Niterói estão bem assistidas. Esse é o papel de um governo, oferecer oportunidades para todos e estamos construindo essas oportunidades. Essa unidade será a vigésima primeira escola que irei inaugurar. Vamos entregar 24 escolas até o final de 2016. Fico muito orgulhoso porque isso só está sendo possível pelo trabalho da nossa equipe e pelas parcerias com o governo federal, que repassa recuros para manutenção das creches", afirmou o prefeito, que estava acompanhado da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, e do presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes.

O presidente da Associação de Moradores do Vale Feliz, Walfrido Coelho Júnior, comemerou o fato do bairro receber uma nova creche. "Os países que hoje são desenvolvidos atingiram essa posição porque investiram na educação. E estamos vendo hoje a prefeitura fazer esses investimentos. Essa creche será de grande importância para a nossa comunidade e todo o entorno, porque as mães não precisarão mais ir para longe para deixar os filhos na escola", disse.

A construção de UMEIs integra o Programa Mais Infância, que tem por finalidade a expansão do número de vagas e qualificação da educação infantil em Niterói. Parte dos recursos é proveniente do governo federal através de um convênio feito entre a União e o município, denominado Programa Brasil Carinhoso.

O Programa Mais Infância  acaba de ter reconhecimento internacional ao ser selecionado como um dos destaques do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, realizados em Portugal neste mês, prevê a entrega de 20 novas creches até 2016. Já foram construídas dez Unidades Municipais de Educação Infantil, localizadas na Vila Ipiranga e Magnolia Brasil (Fonseca), Itaipu, Centro, Caramujo, Sapê, Santa Rosa, Jacaré, Maceió, Buraco do Boi (Barreto).