Concurso ‘’Criando a Niterói do amanhã’’ premia 34 alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Municipal PDF Imprimir E-mail

A pergunta “Que Niterói você quer” envolveu estudantes a participaram de forma lúdica do Plano de Desenvolvimento Estratégico da cidade, através de desenhos e redações.

23/09/2014 - A Prefeitura de Niterói, através da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (SEPLAG) e a Fundação Municipal de Educação (FME) divulgam nesta terça-feira (23.09) o resultado do I Concurso Cultural de Desenho, Redação e Redação Ilustrada “Criando a Niterói do Amanhã” com o tema “Que Niterói você quer?”. Ao todo são 34 alunos premiados, divididos em 4 ciclos do Ensino Fundamental Municipal.

Do total de 48 escolas municipais que envolvem o 1° ao 9° Ano do Ensino Fundamental Municipal, o Concurso “Criando a Niterói do Amanhã” contou com a participação de 42 escolas, que englobaram o total de 713 trabalhos recebidos pela SEPLAG.

De acordo com o professor José Henrique Antunes, presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), o Concurso estimula os jovens e os professores rumo a uma cidade educadora.

“A participação efetiva dos nossos alunos e profissionais  da Educação Municipal de Niterói no ´Concurso Niterói do Amanhã´ traduz o sentido de governança, do compartilhar as decisões, as esperanças e  os sonhos  para uma  cidade  educadora.” Confirmou o Presidente.

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flavia Monteiro, uma cidade se constrói com planejamento, gestão competente e também com sonhos.

“É preciso ouvir todos, inclusive, as crianças e adolescentes sobre a cidade que desejam viver, a Niterói do Amanhã. Este concurso, que contou com a participação de alunos da Rede Municipal de Educação, possibilita esta escuta sensível. A sensibilidade e a espontaneidade dos mais jovens pode nos ajudar a vislumbrar e tecer novos caminhos.” informou Flavia Monteiro.

De acordo com Patricia Audi, secretária de Planejamento, Gestão e Controle, para pensar e planejar o futuro é necessário escutar as crianças.

“Foi com esse sentimento que lançamos o concurso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a FME. O que foi escrito, desenhado e desejado por crianças e jovens da rede municipal de ensino foi de grande relevância para traçarmos as estratégias do Plano Niterói que Queremos, uma carta de navegação para o desenvolvimento sócio-econômico de Niterói para os próximos 20 anos. Essa é mais uma etapa do grande projeto Niterói que Queremos, que vem nos dado grande satisfação e a cada dia, mostra o quão gratificante é planejar ouvindo a população.” Disse Patricia, que ainda ressaltou a oportunidade em conhecer os sonhos dos jovens:

“O que não esperávamos era que analisar e ter a oportunidade de ver os trabalhos e conhecer os sonhos das crianças em relação ao futuro pudesse ser tão emocionante. Ora surpreende pela inocência, ora pela dura realidade que algumas enfrentam, ora pela seriedade e compromisso com que pensam seu futuro.” Concluiu a Secretária.

Quem garantiu o 1º lugar ganhará um tablete, o 2º lugar uma câmera digital e o 3º lugar um Mp3, de acordo com as categorias e ciclos referentes. Os estudantes inscritos no concurso cultural também receberão um certificado de participação. Os trabalhos realizados pelos alunos foram avaliados pela Comissão Organizadora que garantiu a composição do conselho científico responsável pela correção e análise das redações e ilustrações.

A Banca Avaliadora

Os 7 integrantes da Banca Avaliadora são profissionais que possuem um grande envolvimento com Niterói, seja através da Arte, da Literatura, do Jornalismo e das Letras. São eles: Fernanda Belém (Escritora), Daniel Silva (Dan, caricaturista), Luiza Raj (Designer), Maria Inez Magalhães (Jornalista), Beatriz Feres (Coordenadora de Licenciatura em Letras na UFF), Danielle Fritzen (Atriz e Autora) e Simone Ronzani (Jornalista).

Para Beatriz Feres, Coordenadora de Licenciatura em Letras na UFFo convite à participação de uma banca para avaliar trabalhos de alunos do ensino básico foi muito bem-vindo:

“Acredito que ações como essa valorizam o alunado e lhe dão efetiva voz, sobretudo quando se solicita uma opinião a respeito de um tema tão relevante quanto "Niterói de amanhã". Além de colocar em ação um ideal dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que é de preparar o aluno para sua inserção social e cidadã por meio da linguagem.”

Segundo a escritora Fernanda Belém, participar da banca foi um presente.

Achei ótima essa iniciativa de dar voz para as crianças! Dar a elas uma chance de dizer o que elas esperam do futuro, o que elas querem para a cidade. Foi um presente para mim.” disse Fernanda.

Desenho

Marcelly Mesquita Aires