Abertura da Semana do Idoso PDF Imprimir E-mail
30/09/2014 - O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói, Bira Marques, a secretária Executiva da prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, e a presidente do Conselho do Idoso municipal, Magaly Lucinda Belchior da Mota e o vereador Andrigo de Carvalho abriram, nesta segunda-feira (29.9), na Câmara de Niterói. a Semana do Idoso. Até o próximo sábado, 4.10, serão desenvolvidas atividades especiais, como oficinas de dança, culinária, samba, ginástica, ioga e palestras voltadas para a população da terceira idade.

Atualmente, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos oferece aos idosos oficinas e serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. São 136 oficinas nos CRAS e demais unidades da Proteção Social Básica que atendem a  mais de mil idosos nas cinco regiões administrativas do município. Além disso, a Proteção Social Especial tem se empenhado em garantir reestabelecimento de vínculos familiares acolhendo as demandas dos idosos firmando também parcerias com instituições, como o Lar Batista, para o acolhimento de longa permanência.

De acordo com Bira Marques, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos está trabalhando na organização e na ampliação da oferta de serviços para os idosos, por meio do planejamento e da execução de políticas públicas para assegurar-lhes o direito a saúde, alimentação, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária.

Na ocasião, Bira Marques e Maria Célia assinaram uma resolução conjunta que institui a Câmara Técnica Intersetorial para articular e incentivar ações voltadas à população da terceira idade. A Câmara será constituída por órgãos municipais que executam políticas sociais que atinjam a população idosa e será coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).