Visita às obras de reforma e ampliação de escolas em Icaraí PDF Imprimir E-mail

Escolas municipais Júlia Cortines e Paulo de Almeida Campos passam por intervenções

escolas

02/10/2014 - As obras de reforma e ampliação das escolas municipais Júlia Cortines e Paulo de Almeida Campos, ambas em Icaraí, na zona sul de Niterói, foram vistoriadas nesta quinta-feira (2/10). As intervenções nas duas unidades, que serão concluídas em janeiro de 2015, fazem parte do programa de reforma e qualificação das escolas da rede municipal, que prevê a ampliação do espaço físico bem como o aumento do número de vagas no Ensino Fundamental.

A Júlia Cortines, que fica localizada ao lado do Campo de São Bento, está sendo ampliada com a construção de um prédio anexo. Após a expansão, no próximo ano letivo a escola passará dos atuais 768 alunos para 1.100.

O investimento nos serviços é de R$ 4,7 milhões. Além da modernização das redes hidráulica e elétrica, estão sendo instalados um transformador elétrico e um sistema de climatização. O prédio anexo vai abrigar sete salas de aula, laboratórios de Ciências e de Informática, sala de recursos e auditório para 150 pessoas. A unidade ganhará também uma quadra e um pátio coberto.

Já na Escola Municipal Paulo de Almeida Campos, o projeto prevê a instalação de um elevador para garantir a acessibilidade de alunos com necessidades especiais, além da construção de uma quadra poliesportiva, brinquedoteca e uma sala de multimeios no terceiro andar. As obras na unidade representam R$ 1,2 milhão de investimentos.

O prefeito falou sobre o programa de reforma e qualificação nas escolas municipais. “Acredito que a educação é a política pública mais importante para promover a superação sustentável da pobreza, da redução das desigualdades e para a prevenção à violência. As obras nessas duas escolas são exemplos de investimento em educação e na infraestrutura das escolas, para que Niterói possa retomar a condição de excelência e referência positiva no Rio de Janeiro e no Brasil”, afirmou ele, que estava acompanhado da secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, e do presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes.

A secretária Flavia Monteiro de Barros destacou a importância do programa de ampliação da rede, com a requalificação das escolas e a qualificação profissional. “Esse conjunto de obras, vai ampliar o atendimento da rede e requalificar as unidades existentes”, disse.

Durante a visita, o prefeito anunciou que no dia 10 de novembro vai inaugurar as obras de reforma da Biblioteca Popular Anísio Teixeira, localizada o Campo de São Bento. Essabiblioteca foi municipalizada no ano passado.