logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Obras da primeira escola técnica federal de Niterói começam em janeiro de 2015 PDF Imprimir E-mail

Unidade do IFRJ é resultado de mais uma parceria da prefeitura com o governo federal

escola-tecnica

 

10/10/2014 - O projeto de construção da unidade do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em Niterói,  estará concluído em 30 de outubro e as obras começam no início de 2015.

 

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10/10) durante uma reunião entre o prefeito da cidade, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Aléssio Trindade de Barros, e do reitor do IFRJ, Paulo Roberto de Assis Passos. 

 

 

O IFRJ será a primeira escola técnica federal do município. A unidade será construída em um terreno no bairro do Sapê, que foi disponibilizado pela prefeitura. O prazo de conclusão da obra é de 14 a 18 meses, com um investimento de R$ 10 milhões do governo federal. A previsão é de que a unidade tenha 70 professores e 700 alunos quando estiver funcionando plenamente.

 

“Essa é uma excelente notícia para Niterói. Queria muito agradecer a vinda do secretário à nossa cidade. Essa é mais uma parceria positiva entre o governo federal e a Prefeitura de Niterói, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação e a qualidade de vida dos cidadãos de Niterói e de toda a região Leste fluminense, área que está recebendo expressivos investimentos para o seu desenvolvimento econômico. A Prefeitura disponibilizou a área a partir da aprovação de uma lei autorizativa da Câmara de Vereadores e vai envidar os esforços que forem necessários para que a obra seja executada dentro do cronograma”, afirmou o prefeito.

 

O IFRJ de Niterói será uma escola padrão e contará com auditório, ginásio esportivo, área de convivência e um pavilhão de laboratórios. “O Ministério da Educação dará todas as condições de engenharia para que o prazo seja cumprido, para que possamos iniciar as obras a partir de janeiro do ano que vem”, disse Aléssio Trindade.

 

O secretário informou ainda que, antes mesmo do funcionamento da unidade, o IFRJ iniciará em Niterói algumas atividades do Pronatec, além de prospectar, para definir junto com as áreas de Educação, Ciência e Tecnologia e desenvolvimento econômico do município, as ofertas para a formação de técnicos, no sentido de propiciar a geração de empregos na região.

 

“Faremos um estudo prospectivo do arranjo produtivo local com nosso Departamento de Pedagogia e os agentes locais. Podemos, inclusive, aventar a possibilidade de um projeto onde você não tenha ainda o setor específico, definindo o perfil dos cursos a partir do modelo de desenvolvimento que se pensa para Niterói. Queremos colocar à disposição da cidade uma instituição de qualidade para atender aos anseios e as necessidades da população, que é o nosso principal objetivo”, explicou o reitor Paulo Roberto.

 

Também participaram do encontro assessores do reitor do IFRJ; os secretários municipais de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, e de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cid; e o vereador e deputado eleito Waldeck Carneiro.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ