Prefeitura apresenta sistema de monitoramento de metas em curso de capacitação da Secretaria de Planejamento do Estado PDF Imprimir E-mail

Curso realizado pela SEPLAG/RJ abre espaço para apresentação do case de Niterói que monitora e gerencia o sistema de metas dos Gestores Municipais

seplag

16/10/2014 - Na tarde desta quarta-feira (15.10), a Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (SEPLAG) apresentou projetos de destaque relativos ao planejamento da Prefeitura Municipal de Niterói aos parceiros da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG/RJ).

A exposição, que ocorreu no prédio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RJ) no Centro do Rio, foi elaborada pela subsecretária de Planejamento do Município, Lúcia Helena do Nascimento, e contou com a participação dos alunos do Programa de Apoio à Elaboração e Implementação dos PPAs Municipais, fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a SEPLAG/RJ, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que visa  promover a integração entre os entes federativos.

No encontro, a subsecretária de Niterói mostrou aos alunos como é realizado o monitoramento das ações de planejamento de metas de gestão dos Órgãos da Prefeitura através do Sistema GPWeb.

‘’O convite da SEPLAG/RJ se deu por conta da nossa experiência que está sendo muito bem sucedida e reconhecida em vários âmbitos. A partir do que foi apresentado através de alguns de nossos colegas da SEPLAG/Niterói no curso de capacitação, nos foi pedido uma apresentação mais detalhada.” disse Lucia Helena.

A experiência de trabalho da SEPLAG/Niterói no monitoramento das metas, através do sistema GPWeb, possibilita a integração dos Gestores Municipais e do Prefeito, que usam as ferramentas de maneira transparente e assertiva. Para a analista de Planejamento do Município de Niterói, Bruna Cabral Côrtes, a troca de experiências que aconteceu no curso foi fundamental.

‘’O sistema GPWeb serve como um instrumento de trabalho estruturado que consegue alinhar os desafios da gestão pública municipal. É muito importante este tipo de capacitação, que ensina sobre a atualização das informações. Foi muito bom poder mostrar como funciona a organização do trabalho da SEPLAG/Niterói aos colegas do Rio.” Informou Bruna.

Para Rafael Abreu, coordenador de Apoio à Gestão da Subsecretaria de Planejamento (SEPLAG RJ), que falou em nome do Subsecretário Enrico Martignoni, esta é uma experiência ótima, pois cria um canal de diálogo.

“A Secretaria de Planejamento do Estado está pensando num conjunto de capacitações, tanto para servidores estaduais, quanto para municipais. Foi muito legal ouvir a experiência da Prefeitura de Niterói em nosso curso, pois serve como exemplo para outras Prefeituras aqui presentes. Se funciona em Niterói, pode funcionar em outros Municípios.” finalizou Rafael.