Secretarias fazem operação em casas de Santa Rosa ocupadas por usuários de drogas PDF Imprimir E-mail

20/10/2014 - As secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Ordem Pública de Niterói  realizaram uma ação conjunta na manhã desta segunda-feira ( 20-10)  para verificar a situação de pessoas que ocupavam os imóveis nº 292 e 372 da Rua Mario Viana, em Santa Rosa. Os agentes públicos estiveram no local após de denúncias de moradores do bairro, preocupados com a entrada e saída de muitas pessoas nas duas casas, que aparentemente pareciam abandonadas

.

As denúncias davam conta ainda que as pessoas estariam vivendo em condições de risco, já que os locais não apresentavam nenhuma condição de higiene, e com frequência eram vistas fazendo uso de drogas.

“A informação que recebemos é que essas pessoas estariam em risco social, vivendo em péssimas condições e sem nenhum tipo de atendimento, chegando a causar medo em moradores por estarem utilizando o lugar para uso de entorpecentes. Isso é um caso de saúde pública pois no local nossas equipes  constataram que essas pessoas precisariam de um encaminhamento. A ação foi importante para amparar essas pessoas e dar tranquilidade aos moradores da vizinhança”,explicou o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim.

A operação, que contou ainda com o auxílio da Polícia Militar, terá continuidade nos próximos dias com o monitoramento desses locais  e notificação aos proprietários dos imóveis. A Secretaria de Ordem Pública convocará os donos das casas para que mantenham os imóveis fechados.

Na primeira casa havia dois adultos, um deles pai do adolescente que também estava no local. Após abordagem do Conselho Tutelar, pai e filho foram para casa, já que informaram ter endereço fixo. O outro adulto aceitou atendimento e foi encaminhado para o Centro de Referência Especializado para População em situação de rua (Centro Pop), onde receberá acompanhamento.

Na outra casa foram encontrados quatro adultos. Dois foram encaminhados para atendimento no Centro Pop e os outros dois foram levados para delegacia porque estavam com drogas.