Sancionada lei que cede o prédio do Cinema Icaraí para a UFF PDF Imprimir E-mail

cinema-icarai
30/10/2014
- Foi sancionada na tarde desta quinta-feira (30.10) a lei de cessão para a Universidade Federal Fluminense (UFF) da parte da Prefeitura no prédio do Cinema Icaraí. Como a sanção, a UFF passa a ser a proprietária integral do edifício, que será ocupado por um centro cultural, e também será sede da Orquestra Sinfônica Nacional e da Companhia de Ballet de Niterói.

Em seu gabinete, o prefeito da cidade recebeu o reitor da UFF, Roberto Salles; o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, além do presidente da Câmara, Paulo Bagueira, e vereadores. Após assinar a lei, o chefe do Executivo municipal destacou a importância da parceria da Prefeitura com a universidade.

“Eu estive pessoalmente na UFF por duas vezes com minha equipe expressando de maneira muito clara a nossa visão de trabalho conjunto entre a atual gestão da prefeitura e a universidade. Construímos nos últimos meses o entrosamento com a UFF, que é um patrimônio do Brasil e uma referência da cidade de Niterói. É um orgulho para o município ter uma grande universidade federal”, disse..

O prefeito também ressaltou o compromisso do Legislativo niteroiense com o projeto de recuperação do prédio do Cinema Icaraí. “A Câmara aprovou por unanimidade essa lei, demonstrando de maneira clara o compromisso do Legislativo com esse projeto. Com a sanção, que será publicada amanhã, a UFF passa a ser proprietária integral do prédio, o que vai permitir a captação de recursos para o desenvolvimento de um projeto de implantação de equipamento cultural no local”, afirmou.

O reitor Roberto Salles, que está no fim de sua gestão, informou que os projetos básicos e executivo para a recuperação do prédio do Cinema Icaraí estão em andamento. Ele também falou sobre a parceria com a Prefeitura de Niterói e fez um rápido balanço de sua administração.

“Esse passo aqui vem complementar os 180 mil metros quadrados que nós estamos deixando a mais para a UFF, que foram feitos nesses oito anos. Em 50 anos, a UFF construiu 240 mil metros quadrados. Isso equivale dizer que é um Maracanã e meio. Também fizemos mais de cem reformas de prédios. Vamos entregar uma universidade realmente transformada e inclusiva. A atual gestão da Prefeitura complementou o que estava faltando, ao nos ceder o prédio do Cinema Icaraí. Fico feliz porque essa gestão do município está fazendo uma parceria boa conosco. A universidade também está dando sua contribuição a Niterói, na formação de cidadãos”, disse Roberto Salles