Operação Verão começa neste domingo, dia 9 PDF Imprimir E-mail

06/11/2014 - Com o objetivo de dar mais conforto e tranquilidade aos banhistas, moradores e visitantes da cidade, a Prefeitura de Niterói dará início a Operação Verão que acontecerá em 13 praias da orla niteroiense a partir do dia 9 de novembro. Coordenada pela Secretaria de Ordem Pública( Seop), o conjunto de ações contarácom a parceria de diversos órgãos públicos municipais e chegará este ano com uma série de novidades, entre elas, o cadastramento de  ambulantes queatuam na orla e utilização de quadriciclos patrulhando praias de maior  concentração de pessoas. As atividades contarão com o reforço dos 75 novos agentesque passarem no concurso da Guarda Municipal.A NitTRans terá esquema especial organizando os acessos a orla.

Operação Verão acontecerá nas seguintes praias: Gragoatá, Charitas, São Francisco, Icaraí, Boaviagem, Praia das Flechas, Adão e Eva e Jurujuba. Na Região Oceânica as ações acontecerão : Piratininga, Praia do Sossego, Camboinhas, Itacoatiara e Itaipu.

Para garantir abusos, evitar aglomeração de ambulantes que atuam somente nas temporadas e assegurar postos de trabalho para os vendedores habituais das praias da cidade, a Secretaria de Ordem Pública iniciou o processo de concessão de licenças de ambulantes. O cadastro  foi feito entre os dias 20 e 31 .

Em caso de alimentos, a Secretaria de Ordem Pública só fará a liberação se considerar que não existe perigo para consumo de banhistas  e após passar pela avaliação da Vigilância  Sanitária do Município que dará orientação a todos os ambulantes  sobre acondicionamento de produtos, maneira de preparo e manuseio.

Ambulantes que já possuem licença em outros locais não terão a licença liberada para atuarem nas praias. Todos os licenciados serão identificados através de numeração e crachá com fotos que terão que ser utilizados obrigatoriamente durante o trabalho .Cada vendedor só poderá atuar na praia  para o qual receber a licença e passarão a ser microempreendedores individuais. Ambulantes que não tiverem autorização terão a mercadoria recolhida.

“ Queremos que o banhista possa ter tranquilidade sem tumultos ou aglomerações. Por outro lado, vamos regularizar a situação desses ambulantes que trabalham nas praias. Muitos já estão há mais de 30 anos e pela primeira vez terão a oportunidade de estarem na legalidade e trabalhar tranquilo desde que se enquadrem em todas as especificações” observou Marcus Jardim.

Em Itaipu uma das novidades será a ampliação da área para estacionamento permitindo que os banhistas possam deixar os carros com tranquilidade enquanto frequentam a praia estacionando em local permitido.

Marcus Jardim informou que a Operação Verão termina em Março de 2015. Lembrou que entre outras medidas, a Neltur continuará a realizar cadastramentos de ônibus de turismo ,controlando o acesso desses veículos as praias para evitar tumultos além de outras medidas.Os quadrículos serão pilotados pelos Guardas Municipais e além da ronda nas Praias estarão prestando assistência aos banhistas em casos de eventualidades.

Durante a Operação Verão a Seop atuará com Guardas Municipais , Agentes e Fiscais de Postura. As  ações conjuntas contarão com a parceria da Procuradoria do Município e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Esporte e Lazer, Niterói Transportes e Trânsito ( NitTrans , Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária e Companhia de Limpeza de Niterói ( Clin).

Esquema de trânsito

A Niterói Transportes e Trânsito NitTrans montou esquema de trânsito para a Operação Verão, que vai de 09 de novembro até 29 de março de 2015. A ação visa organizar o trânsito nos acessos às orlas da cidade. Serão 30 agentes e operadores, distribuídos por seis automóveis e quatro motocicletas, além de sete reboques, sendo seis leves (sendo cinco disponibilizados à Secretaria de Ordem Pública) e um pesado.

Além da montagem da reversível do Cantagalo, na altura do cemitério Parque da Colina, das 16 às 20h, segue o planejamento para as praias abaixo.

Praia de Camboinhas e Piratininga

- Implantação de dispositivo móvel com cones na rotatória da Avenida Almirante Tamandaré com Rua Prof. Carlos Nelson Ferreira, para facilitar a entrada e saída nos bairros.

- Coibição de estacionamento irregular

Praia de Itaipu

- Operação na rotatória da Estrada Francisco da Cruz Nunes com Avenida Ewerton Xavier.

- Coibir o estacionamento irregular na Estrada Francisco da Cruz e no entorno da Praça Viçoso Jardim (ponto final dos ônibus)

Praia de Itacoatiara

- Coibição do estacionamento irregular

Praia de Jurujuba

- Coibir o estacionamento irregular na Avenida Carlos Ermelindo Marins, priorizando os acessos às fortificações militares e à Praia de Adão e Eva.

.