Prefeitura lança as campanhas de combate à dengue, poliomielite e sarampo neste sábado PDF Imprimir E-mail

07/11/2014 - A Prefeitura de Niterói lança as campanhas de combate à dengue e vacinação contra poliomielite e sarampo, amanhã, 08/11, às 9h, na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil.

O Centro de Controle de Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Companhia de Limpeza (CLIN), realizará o primeiro mutirão de combate à dengue no bairro. A ação contará com a participação de 40 agentes, que vão vistoriar cerca de 700 residências do bairro. Equipes do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) distribuirão folhetos educativos aos moradores. O objetivo é intensificar as ações de combate e prevenção à doença.

Na mesma ocasião será lançada a Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e o Sarampo. Todas as unidades básicas, policlínicas e módulos do Médico de Família funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e nos sábados, dias 08 e 22/11.  A meta é imunizar 21.862 crianças.

Crianças com idade entre seis meses e quatro anos deverão comparecer às unidades de saúde mais próximas de sua residência para receberem a vacina.

Cerca de 400 profissionais de saúde serão mobilizados para campanha que seguirá até o dia 28 de novembro.

As doenças

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre, dor no corpo e articulações, cansaço, dor de cabeça, manchas avermelhadas no corpo, náuseas, vômitos e dor abdominal.

A Poliomielite, mais conhecida como ‘’paralisia infantil’’, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia, em geral, nos membros inferiores.  A transmissão ocorre principalmente por contato direto com a pessoa infectada, através das vias fecal-oral ou oral, por meio de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.

Já o sarampo é uma doença viral aguda, grave e de alta contagio. É uma das principais causas de morte entre as crianças. Este agravo apresenta sinais e sintomas que em geral são febre alta, que inicia entre 10 e 12 dias após a exposição ao vírus, e dura cerca de quatro a sete dias, com erupção cutânea, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior das bochechas.