Prefeitura inicia Operação Verão nas praias PDF Imprimir E-mail

operacao-verao
09/11/2014
- A Prefeitura de Niterói deu início neste domingo ( 09-11) a Operação Verão que acontecerá na cidade todos os finais de semana e feriados até março de 2015 .

Coordenada pela Secretara de Ordem Pública a ação contou com 45 agentes entre guardas municipais, agentes da Seop e fiscais de Posturas. Além disso a Operação contou com barreiras de trânsito feitas pela NitTrans e pela Guarda Municipal em pontos estratégicos. Apesar do tempo nublado e do pouco movimento nas praias o ordenamento aconteceu e recebeu elogios de moradores, banhistas e comerciantes.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim, acredita que o primeiro dia da Operação , mesmo com pouco movimento nas praias, funcionou como um termômetro e que diante da aprovação da população acredita que a prefeitura está no caminho certo.

“ Estamos estabelecendo o diálogo com todas as pessoas que diretamente ou indiretamente acabam de alguma forma envolvidas com a estação seja trabalhando se divertindo ou mesmo que acabam prejuicados como por exemplo com carros estacionados em suas portas. Por isso temos ouvido    as sugestões das pessoas. Cada praia  uma tem uma característica própria  e com base nessas peculiaridade vamos montando as ações e adaptações“ explicou Marcus Jardim .

Uma das novidade e mudanças deste ano, foi a ampliação da área de estacionamento de Itaipu. Os ônibus foram deslocados para depois da estátua na praça , e passou a ser permitido estacionamento em 45 Graus nos locais que já haviam recebido plaqueamento prévio pela prefeitura.

“ Essa medida foi muita boa porque abriu espaço para os banhistas estacionarem e ficarem tranquilos com relação e ter o veículo rebocado. Estamos muitos satisfeitos com a atuação da Prefeitura ordenou o local que antes era uma grande bagunça. Isso também impede a ação de flanelinhas . Muitas pessoas tinham até medo de estacionar no local “ elogiou Jorge Bellas, Presidente da Associação de Comerciantes de Itaipu , com 31 anos de comércio na Praia .

Outra   novidade este ano   , foi a atuação com o novo padrão visual das viaturas da Guarda Municipal  criando uma identidade com o cidadão .As equipes da Seop estavam com bases móveis circulando pelas praias e auxiliando banhistas . Carros estacionados em frente a garagens e   faixas de  ciclovias foram rebocados pela Coordenadoria de Transito da Guarda Municipal que também contou com a presença do Grupamento Ambiental  na vistoria de locais de restinga e sítios arqueológicos. O objetivo e evitar crime ambientais nesses locais de proteção ambiental.

O secretário Marcus Jardim lembrou que a repressão a flanelinhas cabe à PM por ser considerado um crime que incide na lei de contravenção penal como exercício ilegal da profissão, mas que  o agente público presente nos locais inibe a presença desta prática e colabora com a PM nesta fiscalização, dando mais tranquilidade ao banhista.

Nas bases instaladas , os agentes da Seop tiraram dúvidas também de ambulantes que participam do processo de pedido de licenciamento.  .A Fiscalização de Posturas vistoriou quiosques e restaurante para verificar se estava ocorrendo abusos com ocupação de cadeiras e mesas  em espaços não permitidos entre outras irregularidades.

Operação Verão volta a partir do próximo final de semana  nas praias de : Gragoatá, Charitas, São Francisco, Icaraí, Boaviagem, Praia das Flechas, Adão e Eva e Jurujuba. Na Região Oceânica as ações acontecerão : Piratininga, Praia do Sossego, Camboinhas, Itacoatiara e Itaipu.
.
As  ações conjuntas continuarão  contarão com a parceria da Procuradoria do Município e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Esporte e Lazer, Niterói Transportes e Trânsito ( NitTrans , Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária e Companhia de Limpeza de Niterói ( Clin).

Gislaine Dias mora há 20 anos em Itaipu e disse que a Prefeitura está de parabéns com asa ações que a prefeitura está implantando nas praias.
“ Assim nos sentimos protegidos pelo poder público. É um retorno que temos . Uma troca muito importante. Podemos usufruir do nosso  laser e ter a garantia de que tem alguém cuidando da gente “ disse a moradora.