Mart'nalia e Cidade Negra iniciam festa dos 441 anos de Niterói PDF Imprimir E-mail

18/11/2014 - O fim de semana com shows e eventos para celebrar os 441 de Niterói foi um sucesso, com os shows da cantora Mart´nália, do grupo Cidade Negra, o projeto "cardápio Hip Hop" e o encerramento do Festival Niterói Em Cena.

No sábado (15.11), a cantora Mart´nália abriu a programação especial de aniversário e, mesmo com chuva, reuniu cerca de 2 mil pessoas na Praia de Piratininga. O público foi ao delírio com a artista que interpretou clássicos do samba como: Madalena do Jucú, Cabide, Casa de bamba, Maracangalha, entre outros clássicos do samba.

"O público niteroiense é animado. É muito bom, estar aqui, principalmente em tempo de festa", ressaltou a filha de Martinho da Vila.

O show de abertura ficou por conta do niteroiense, Marcos Lima, acompanhado dos conterrâneos: Mazinho Ventura (baixo), Victor Mansur (guitarra) e Reginaldo Vargas (percussão).

No domingo (16/11), mais de 6 mil pessoas assistiram ao show da banda Cidade Negra na área externa do Teatro Popular Oscar Niemeyer. O grupo subiu ao palco montado na beira da Baía de Guanabara às 20h50. Acompanhado de Bino Farias e Marcos Lazão, Toni Garrido deu início ao show anunciando que o repertório seria em comemoração pelos 20 anos do o álbum 'Sobre Todas as Forças' e entoou grandes sucessos da banda como "Querem meu Sangue", "Girassol Amarelo", "O Erê" e "Sábado à Noite".

"Já passamos aqui em Niterói muitos bons momentos. É sempre muito legal estar aqui. A gente costuma dizer que Niterói é um dos melhores lugares do mundo para se fazer qualquer show, uma das melhores plateias. Qualquer banda que vem tocar aqui sabe que é incrível, é uma energia muito boa", lembrou Toni Garrido, vocalista da banda.

Também no domingo, o projeto "Cardápio Hip Hop" agitou a Praia de Piratininga com palestras, shows e exposições, valorizando a cultura do Hip Hop e do Rap e reunindo nomes importantes do gênero como Filipe Ret e Rapadura Xique Chico, além dos niteroienses Forage the kid, Chakra e DoisPorDois.

Já o Teatro Popular recebeu ainda o último dia do festival "Niterói em Cena", um dos mais importantes do país. O evento que está em sua sétima edição, anunciou os vencedores de 2014 e foi marcado por uma linda homenagem ao dramaturgo Ariano Suassuna, falecido recentemente, com a apresentação de um vídeo e uma performance do apresentador inspirada em "O Auto da Compadecida".

A programação de aniversário de Niterói continua até o fim do mês com várias atrações.

No dia 22.11, às 18h, o samba do compositor Dudu Nobre anima a comemoração dos 441 anos do município, no Largo São Jorge – Engenhoca, na Zona Norte da cidade.

Como parte das comemorações, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói firma parceria inédita com o Balé do Teatro Guaíra, de Curitiba, um dos mais importantes do Brasil. Juntas, as companhias vão apresentar, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a partir das 20h30, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, dois shows com coreografias que têm como temática a tradição. O Ballet Guaíra vai encenar "Sagraçãio da Primavera", já a Cia de Ballet de Niterói vai mostrar a inédita produção "Casa de Carii".

Nos dias 22, 23, 29 e 30, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe, pela primeira vez na cidade, o evento FOOD TRUCK, a nova tendência gastronômica urbana, sucesso em cidades como São Paulo e Nova York. Serão 11 trailers - verdadeiros restaurantes ambulantes – e mais 12 estandes que vão oferecer desde culinária italiana, mexicana até comida orgânica, judaica, cafeterias e doces. O evento terá entrada gratuita e funcionará das 13h às 23h, na área externa do Teatro. A banda Zambalo, com o repertório que varia entre o Jazz e MPB, vai animar o local sempre a partir das 19h. Dando sequência aos shows comemorativos, a Prefeitura Municipal vai trazer mais um grande nome da música nacional para a orla de São Francisco, no dia 23. Desta vez será o cantor Frejat. O espetáculo será aberto, às 17h, pela banda "Suricato".

No dia 29, sábado, os principais grupos de dança da cidade vão participar da Mostra de dança de Niterói, a partir das 18h, na Praia de Piratininga. Também neste dia, às 17h, será lançado no MAC o catálogo "Curando 3", terceira edição do catálogo da Sala José Cândido de Carvalho, com o registro de mais de 60 mostras.

E para encerrar o mês festivo, no dia 30, domingo, haverá um grande show reunindo dois grandes artistas da música brasileira: Zeca Baleiro e Jorge Vercillo, às 17h, na Praia de Piratininga.