Visita às obras do Centro Integrado de Segurança Pública PDF Imprimir E-mail

cisp
19/11/2014
- Prevista para 18 meses, a conclusão das obras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, será antecipada para 10 meses, tendo previsão para maio de 2015. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade durante visita ao canteiro de obras na manhã desta quarta-feira (19/11).

A obra utiliza uma moderna metodologia de construção, em que as lajes são adaptadas em esquema de pré-tensão, com poucas colunas, o que otimiza o espaço físico da obra. Todo o edifício terá estrutura de prédio inteligente, com alta tecnologia e capacidade de gerenciamento e manutenção sustentáveis e mais econômicos.

O prefeito ouviu as explicações técnicas dos engenheiros. Eles informaram que em janeiro próximo o prédio de quatro andares já estará com a estrutura levantada.

O Cisp, que integrará todas as forças de segurança presentes no município,  contará com 500 câmeras para monitorar todos os bairros de Niterói durante 24 horas Com investimentos de cerca de R$ 7 milhões, sendo R$ 3,5 milhões do governo federal e o restante do município, a central funcionará na Estrada Francisco da Cruz Nunes, próximo ao trevo de Piratininga, em uma área de 1.756 metros. A obra começou em maio.

“Pedimos à empresa responsável pela obra para alterarmos o cronograma de 18 para 10 meses. Dar apoio às ações de segurança pública é uma prioridade do nosso governo. Niterói será o único município do estado, além do Rio de Janeiro, a ter um Centro de Monitoramento deste porte. Estaremos com todas as forças de segurança integradas na cidade com capacidade para monitorar todos os bairros”, disse o prefeito.

A construção do Cisp está na fase de concretagem  das paredes do subsolo.  Já foi feita a laje do fosso do elevador  e, a cada 10 dias, segundo os responsáveis, uma laje estará pronta. Já foram implantadas 46 estacas-raízes  que darão o suporte para a colocação das lajes.

O edifício abrigará também a sede da Administração Regional da Região Oceânica e o Centro de Controle Operacional (CCO), que vai monitorar o trânsito na cidade. O Cisp, que será coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, integrará as polícias Civil, Militar, Federal, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e as Polícias Rodoviárias estadual e federal, que estarão conectadas por meio de um chip, permitindo mais agilidade nas ações