Hospital Carlos Tortelly ganha novas instalações no setor de urgência e emergência PDF Imprimir E-mail

carlos-tortelly22/11/2014 - A Prefeitura de Niterói inaugurou as duas primeiras etapas das obras de ampliação do Hospital Municipal Carlos Tortelly, na tarde deste sábado (22/11). Os espaços da unidade foram adequados à Rede de Urgência e Emergência, o que irá garantir acolhimento aos pacientes, aumentar o fluxo dos atendimentos, além de oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais.

A nova emergência conta com 18 leitos de observação, dois leitos de isolamento, sala de medicação com 13 cadeiras de atendimento, sala de trauma, unidade intermediária masculina com quatro leitos e cinco leitos na unidade intermediária feminina.

O prefeito falou da importância dessa obra que estava parada quando assumiu o governo.

“Hoje inauguramos essa obra da emergência do Hospital Municipal Carlos Tortelly. Estive aqui no início do ano passado e fiquei indignando com a situação de calamidade em que se encontrava a unidade. Essa obra é um marco para área de urgência e emergência da cidade. Nosso objetivo é inaugurar a segunda etapa em abril do ano que vem, para que o Carlos Tortelly, que era um dos exemplos do descaso e da completa desorganização e sucateamento da rede de saúde, seja o símbolo da renovação e reestruturação da Saúde de Niterói”, afirmou o prefeito.

A obra do Carlos Tortelly estava parada quando a atual gestão da prefeitura assumiu, em janeiro de 2013. Em função da paralisação, o Ministério da Saúde chegou a pedir a devolução dos recursos que havia repassado à prefeitura. Para a retomada das intervenções, aguardadas há mais de oito anos pela população, o prefeito negociou com o ministério a manutenção do investimento. O projeto foi aceito e terá o valor total de R$ 1. 852.028,17.

A secretária municipal de Saúde, Solange de Oliveira, falou sobre a transformação da unidade após as obras. “Esse é um momento importante para a história de Niterói e do hospital. Hoje, no aniversário da cidade, entregamos essa obra que a atual gestão resgatou, é um grande presente que recebemos. A unidade hospitalar ganhou toda uma nova estrutura, totalmente adequada ao atendimento qualificado da população. Essa unidade será referência em urgência clínica”, declarou Solange.