Icaraí tem maior IDHM do Estado do Rio de Janeiro PDF Imprimir E-mail

Prefeito de Niterói afirmou que resultado da pesquisa é o reconhecido pelas qualidades e potencial da cidade

25/11/2014 - Icaraí obteve o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o novo Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25/11) e são fruto de uma parceria entre   Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (FJP).

A pesquisa foi feita com dados de desenvolvimento humano de 16 regiões metropolitanas do país apurados nos Censos Demográficos de 2000 e 2010, do IBGE. O IDHM é composto por três dimensões: longevidade, educação e renda.

De acordo com o Atlas, Icaraí obteve o IDHM de 0,962, ficando à frente de bairros como Jardim Botânico e São Conrado, na Zona Sul carioca.  Outro bairro de Niterói, Santa Rosa/Vital Brazil, foi apontado como o maior IDHM em Educação, com 0,947.

O prefeito de Niterói destacou a importância do resultado da pesquisa para a cidade.

"O resultado da pesquisa do PNUD reconhece as qualidades de Niterói e o nosso extraordinário potencial. Temos história, belezas naturais e uma população generosa e participante.Entretanto temos desafios e problemas como qualquer outra cidade da Região Metropolitana do Rio. Com o plano Niterói Que Queremos, estamos retomando a qualidade urbana da cidade e implementando uma agencia de melhoria de políticas públicas para colocar Niterói no topo do ranking do país.", declarou.