Prefeitura paga primeira parcela de bolsa de capacitação profissional a comerciantes do Largo da Batalha PDF Imprimir E-mail

Cada ambulante recebeu um cheque de R$ 1.200. Mesmo valor será pago em dezembro após eles concluírem segunda fase da qualificação
capacitacao

27/11/2014 - A Prefeitura de Niterói realizou na noite desta quinta-feira (27/11) o pagamento da primeira parcela da bolsa de incentivo de capacitação profissional e tecnológica a 18 ambulantes do Largo da Batalha.

Cada comerciante recebeu um cheque de R$ 1.200. Os recursos, todos da Prefeitura, foram depositados no Fundo de Ciência e Tecnologia (Funcitec), que foi criado em 2007, mas só foi ativado pela atual administração da Prefeitura . Para receberem a primeira parcela, os ambulantes realizaram o curso Técnica de Vendas, uma parceria do município com o Sebrae.

Após concluírem a segunda parte da capacitação, que consiste no curso chamado de "Iniciando Grandes e Pequenos Negócios e Oportunidades", os comerciantes receberão a segunda parcela da bolsa, no mesmo valor, no mês de dezembro.

Representando o prefeito na reunião, a secretária Executiva, Maria Célia Vasconcellos, destacou a importância da ação.

"Esse momento é muito importante. Toda essa experiência contribuirá bastante na preparação de um grande investimento, que é o Mercado Popular do Largo da Batalha, que servirá também como estratégia e organização para outras ações futuras. Isso reflete o compromisso da nova administração da Prefeitura com as pessoas que mais precisam. A partir de agora, os comerciantes se tornam microempreendedores e alçam uma categoria econômica nova", destacou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, afirmou que futuramente os comerciantes farão outros cursos, como de Vigilância Sanitária, Manipulação  e Armazenamento, Exposição de Materiais, Vitrine, entre outros. Segundo ele, os ambulantes viverão um novo tempo com o novo Mercado Popular do Largo da Batalha, cujas obras já se iniciaram e têm previsão de serem concluídas em 2015.

Comerciante há 27 anos no Largo da Batalha, Jusirley de Melo Xavier, de 44 anos, conhecido como Sirley do Relógio, já faz planos com o dinheiro da bolsa.

"É uma ajuda justa, merecida, Lutamos muito por isso. Vou pagar dívidas e comprar mercadorias para vender no Natal. Nos tornando microempreendedores, vão nos olhar de outro jeito", disse.

Assim como Sirley, Renan de Moura Vasconcelos, de 23 anos, disse que também vai usar o dinheiro para quitar dívidas e comprar novas mercadorias. Afirmou que alçado à categoria de microempreendedor, terá crédito no mercado.

Participaram também da reunião os secretários de Fazenda, Cesar Barbiero, de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes e o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade.