Prefeitura inaugura obras de restauro e reforma do Palácio Araribóia PDF Imprimir E-mail

Além das melhorias das instalações, Secretaria de Fazenda implantou novo sistema que permite ao contribuinte tirar certidões de IPTU e ISS pela internet

obras-fazenda

01/12/2014 - A Prefeitura de Niterói inaugurou na tarde desta segunda-feira (1.12) as obras de restauro e reforma do Palácio Araribóia, no Centro, onde funciona a Secretaria Municipal de Fazenda. Paralelamente à modernização das instalações físicas, que foram adequadas para dar mais conforto tanto para os funcionários como para os contribuintes, o órgão implantou  novo sistema de tecnologia da informação, que permite ao contribuinte tirar certidões de IPTU e do ISS pelo site do órgão (www.fazenda.niteroi.rj.br).

A restauração do Palácio Araribóia foi mais uma obra que a atual gestão da prefeitura encontrou parada. O secretário de Fazenda, Cesar Barbiero, destacou que as instalações chegavam a ser insalubres. Após a reforma, o prédio ganhou um novo setor de atendimento com cadeiras para que o contribuinte aguarde o atendimento de forma mais confortável.

“Essa obra vinha se arrastando há muitos anos. Era desconfortável para os funcionários e contribuintes, que eram obrigados a ficar em pé aguardando e também para serem atendidos. Por isso hoje é um dia histórico, porque em dois anos fizemos uma verdadeira revolução na Fazenda municipal”, disse Cesar Barbiero.

O prefeito da cidade ressaltou que inaugurar a obra do Palácio Araribóia representa um símbolo da revolução gerencial promovida pela atual gestão. “Esse é um dia histórico para a prefeitura. Mais do que uma obra física, o novo Palácio Araribóia representa uma revolução na vida das pessoas, que não vão mais precisar pagar taxa e vir até a secretaria para tirar uma certidão. Terão acesso a esses serviços pela internet. Esse é o maior legado que vamos deixar para Niterói”, afirmou.

obras-fazenda1

A secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Patrícia Audi, disse que a obra do palácio é mais uma conquista da nova concepção de administração pública implantada pela prefeitura. “Hoje temos muitos motivos para celebrar. Além das certidões on-line, os contribuintes também poderão acompanhar seus processos pela internet. Isso é resultado da integração dos sistemas de informação”, explicou.

Todos os setores da Secretaria de Fazenda foram reformados e receberam novo mobiliário. Além do setor de atendimento, o prédio ganhou um auditório e novas salas para o cartório e para as reuniões do Conselho de Contribuintes.

Também participaram da inauguração os secretários de Administração, Maurício Linhares; de Saúde, Solange Oliveira; de Educação, Flávia Monteiro de Barros; de Obras, Domício Mascarenhas; de Governo, Rivo Gianini; o procurador geral do Município, Carlos Raposo; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; o presidente da Emusa, Guilherme Ribeiro; o presidente da Neltur, Paulo Freitas; e o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes . A solenidade contou ainda com as presenças do presidente da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Paulino Moreira Leite; e o presidente do Sindlojas, Charbel Tauil.