Programa Niterói de Bicicleta recebe prêmio Mobilidade Urbana 2014 da Fetranspor PDF Imprimir E-mail

Projeto ganhou na categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente

05/12/2014 - O programa Niterói de Bicicleta da Prefeitura de Niterói ganhou o Prêmio Mobilidade Urbana 2014, na categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente, que é oferecido pela Fetranspor  (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro).

Implantado pela atual gestão, o programa Niterói foi responsável por diversas ações para estimular o uso de bicicleta como opção de transporte na cidade.

Entre elas, a implantação de 15 quilômetros de malha cicloviária no município. Uma das vias criadas foi a da Rua Timbiras, em São Francisco, com vários tipos de segregadores. Destacam-se também o Circuito Universitário, que possui sete quilômetros e abrange os bairros do Centro, Ingá, Boa Viagem, São Domingos e Gragoatá, e as novas ciclovias das avenidas Ernâni do Amaral Peixoto,no Centro, e Roberto Silveira, em Icaraí.

O coordenador do programa, Argus Caruso, destaca a importância do prêmio. Segundo ele, a parceria entre vários setores do governo tem sido fundamental.

"O prêmio é um importante reconhecimento - fruto de um trabalho que se caracteriza, principalmente, pela articulação e união de várias secretarias e instituições, dentro e fora do governo. Agradeço a todos que estão se empenhando pela causa. Niterói de Bicicleta é um programa de governo, um conceito, e não faz nada sozinho. O poder de realização está nas secretarias e instituições que, cada dia mais, estão compreendendo os benefícios de uma cidade amiga da bicicleta. Sabemos que ainda há muito o que fazer e este prêmio ratifica que estamos no caminho certo", disse.

Com o prêmio, o programa Niterói de Bicicleta recebeu R$ 10 mil. Segundo Argus, o uso dessa verba será decidido junto com os ciclistas, de forma democrática e participativa para ações educativas no trânsito.